Investigadores premiados

Dois adolescentes, um rapaz e uma moça, exploram questões científicas e transformam o quarto de casa em um verdadeiro laboratório. Esse é o mote de Detetives da ciência, série de TV produzida pela Empresa Municipal de Multimeios do Rio (MultiRio), com consultoria do Instituto Ciência Hoje.

No início deste mês, ‘Planeta molhado’ – um dos 10 episódios da série – foi premiado como melhor programa no décimo festival internacional de cinema para a infância e juventude Nueva Mirada, na Argentina.

A notícia foi recebida com alegria pela equipe da revista Ciência Hoje das Crianças, que participou diretamente da pesquisa e do texto que deu origem ao roteiro, voltado para estudantes de 11 a 14 anos. “Os programas receberam o mesmo controle de qualidade da CHC no que diz respeito à validação junto aos especialistas de cada área”, explicou a editora Bianca Encarnação.

No caso do premiado ‘Planeta molhado’ – que tratou do uso racional da água –, o consultor foi o biólogo Jean Remy Guimarães, que também analisou os roteiros dos programas sobre biocombustíveis e biodiversidade. “Creio que devem ter gostado do humor do roteiro, do dinamismo da edição, da linguagem acessível e dos exemplos tirados do dia a dia”, resumiu Guimarães, que também é titular da coluna Terra em transe na CH On-line.

A série é acompanhada por um fascículo para professores com detalhes dos temas abordados e sugestões de atividades em sala de aula.

 

Veja a apresentação do programa

Helena Aragão
Ciência Hoje On-line