Mecanismo bem desenhado

Da esquerda para a direita: Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson, os ganhadores do Nobel de economia de 2007 (fotos: Dong Oh / Cliff Moore / Univ. de Chigago).

O Nobel de economia deste ano vai para três pesquisadores americanos. Leonid Hurwicz, da Universidade de Minnesota, Eric Maskin, do Instituto para Estudos Avançados de Princeton, e Roger Myerson, da Universidade de Chicago, foram os laureados por terem “estabelecido as bases da teoria do desenho de mecanismos”.

O estudo, formulado por Hurwicz em 1960 e aperfeiçoado por Maskin e Myerson nas décadas seguintes, ajuda a entender o funcionamento dos mercados, a partir de incentivos sociais, em situações em que agentes econômicos utilizam informações privadas para tomar decisões estratégicas. Hoje, a teoria do desenho de mecanismos tem papel essencial em muitas áreas da economia e até em ciências políticas.

Ela sucede a clássica metáfora da mão invisível, do economista inglês Adam Smith (1723-1790), segundo a qual todas as instituições favorecem, sem saber, o interesse público, devido a uma “mão invisível” que as leva a promover um fim que não estava em suas intenções. O princípio de Smith é baseado em condições ideais para a alocação eficiente de recursos.

Na prática, o mercado se comporta de maneira não ideal. A competição não é completamente livre, os consumidores não são perfeitamente informados e a produção e o consumo, levados por interesses privados, podem gerar custos sociais. A teoria de desenho dos mecanismos surgiu justamente para compreender os efeitos da implantação de determinado jogo levando-se em conta os interesses dos participantes.

“O estudo é uma tentativa de se aperfeiçoar a relação entre instituições, o que pode significar mercados, indivíduos, leis, contratos etc.”, diz o economista Mauricio Bugarin, professor titular licenciado da Universidade de Brasília (UnB) e associado do Ibmec, de São Paulo. Bugarin defendeu tese de doutorado e pós-doutorado na área de desenho de mecanismos. Ele explica que, mesmo quando um pai controla o valor da mesada do filho baseado no comportamento da criança, está usando o princípio cujos formuladores foram agraciados com o prêmio Nobel deste ano.

“A teoria mostra, por exemplo, que o proprietário de uma empresa não deve dar um salário fixo para seus empregados”, exemplifica Bugarin. O ideal é que o funcionário tenha parte da renda predeterminada e o restante variando de acordo com seu rendimento profissional. “Assim, ele não se sente desestimulado por não saber quanto receberá no final do mês, nem por saber que a quantia será sempre a mesma”, explica o professor.

Regras e resultados
Em 1960, Hurwicz definiu mecanismo como um jogo em que os participantes trocam mensagens entre si e em que uma regra pré-definida determina um resultado (como uma distribuição de bens e serviços) para cada porção de mensagens recebidas. Para dadas premissas sobre preferências de cada participante, cada regra induz um ou mais resultados previstos. Assim, os resultados associados a instituições de mercado podem ser comparados a um vasto leque de outras instituições de negociação.

O economista introduziu, em 1972, o conceito de compatibilidade de incentivos, crucial para uma série de pesquisas posteriores. Trata-se de uma maneira de resolver problemas que seriam insolúveis no mundo real, por meio da transposição de mecanismos concretos para estruturas matemáticas.

A partir dos estudos de Hurwicz, Maskin desenvolveu, em 1977, a teoria da implementação, base para estudos de organizações financeiras e industriais e para outros campos das ciências econômicas e sociais. Myerson, em aplicações pioneiras, lançou mão do princípio do desenho de mecanismos em problemas de outras ordens, como leilões e regulamentações econômicas.

Em 2003, Myerson esteve no Brasil, a convite de Bugarin, para participar do 1º Workshop Brasileiro da Sociedade da Teoria dos Jogos. Na ocasião, o americano proferiu palestra sobre o desenho de mecanismos e suas aplicações. “Eu previa que Myerson um dia ganharia o Nobel”, disse Bugarin à CH On-line . “Só não achei que fosse tão cedo.”

Ganhadores

Leonid Hurwicznasceu em 1917 em Moscou, na Rússia, e é cidadão norte-americano. Éprofessor emérito de economia da Universidade de Minnesota, nos EstadosUnidos.

Eric S. Maskn nasceu em 1950, em NovaYork. Doutorou-se em matemática aplicada em 1976 pela UniversidadeHarvard. Desde 2000, é professor de ciências sociais do Instituto paraEstudos Avançados da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Roger B. Myerson nasceu em 1951, emBoston. Doutorou-se em matemática aplicada em 1976 pela UniversidadeHarvard. Desde 2007, é professor da Universidade de Chicago, nosEstados Unidos.

 

Célio Yano
Especial para a CH On-line
15/10/2007