Memórias de uma aventura

No dia 7 de dezembro foi inaugurada no Rio de Janeiro a exposição Fósseis do continente gelado – o Museu Nacional na Antártica. A mostra reúne os resultados que o projeto Paleoantar – derivado de Paleontologia da Antártica – coletou em 2007 na ilha de James Ross.

Confesso a vocês que foi uma verdadeira aventura. Um pouco do que a gente passou nos 37 dias acampados (o maior já feito pelo Programa Antártico Brasileiro) e encontrou está na exposição. A mostra tem a reconstrução de um réptil marinho, de um tubarão extinto e um monte de fósseis. Também tem um perfil bem legal que mostra como é o  trabalho de reconstrução ambiental de uma região, além de um vídeo de 15 minutos com imagens do local e o relato da equipe do projeto.

Convite da exposição 'Fósseis do continente gelado'

A exposição fica em cartaz até final de abril de 2010. Foi feita com muito carinho e dedicação por uma equipe que incluiu não só pessoas que estiveram diretamente envolvidos no projeto, mas também todo o pessoal que tem ajudado nas exposições do museu. A mostra envolveu alunos, estagiários e um grupo muito dedicado de profissionais da equipe da Mara – uma arquiteta que trabalha com exposições e tem uma excelente ‘mão’ para repassar o conhecimento científico para o público.

Nesse sentido, gostaria de ouvir sugestões e eventuais criticas de quem tiver a chance de visitar a mostra. Confesso que, às vezes, sinto um pouco a falta desse feedback e acho que o blogue Conexão CH pode ser uma excelente chance de se aproximar com o visitante. Fique à vontade para registrar seus comentários abaixo!

Alexander Kellner
Museu Nacional
Universidade Federal do Rio de Janeiro