Mergulho filosófico

Tornar a filosofia mais acessível: essa é a proposta da coleção Travessias. A série de livros apresenta ao leitor pensadores ainda pouco estudados no Brasil e textos menos conhecidos de grandes filósofos. A coleção, que já conta com sete títulos, tem ainda um diferencial: as traduções são feitas diretamente dos textos originais dos pensadores.

“Nossa prioridade é trazer textos ainda não editados em português e fornecer traduções fidedignas”, explica o mentor da coleção, o professor Fernando Rey Puente, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em cada obra, há uma introdução e notas de esclarecimento que ajudam a nortear o leitor.

Essas notas contextualizam as afirmações presentes no texto e explicam referências a outras obras do filósofo. Com isso, torna-se mais fácil penetrar no mundo da filosofia. Dessa forma, os organizadores esperam trazer os grandes pensadores para mais perto dos estudantes, tanto da graduação em filosofia quanto de outras áreas.

O livro lançado mais recentemente, Os filósofos e o suicídio, chama a atenção por trazer o olhar filosófico sobre um tema ainda considerado tabu. “A temática do suicídio é importante, pois levanta questões éticas e metafísicas essenciais, como o que é a liberdade humana, a quem a vida pertence e se alguém tem o direito de tirá-la ou não”, avalia Puente, organizador da coletânea, que reúne textos de Platão, Tomás de Aquino, David Hume e Arthur Shopenhauer, entre outros filósofos. Ele completa: “É um tema fascinante.”

A mentira também foi contemplada com uma coletânea. Os filósofos e a mentira, organizada por Puente, apresenta entre seus textos a célebre controvérsia entre Benjamin Constant e Immanuel Kant sobre o direito de mentir por razões humanitárias. Puente conta na introdução do livro que a posição rigorosa de Kant, que considera a mentira imoral em qualquer situação, suscita calorosas discussões entre os estudantes de direito que cursam o ciclo introdutório de filosofia na Fafich – um dos motivos que inspirou a organização da coletânea.

Textos inéditos no Brasil
A coleção traz também a primeira edição em português da Introdução aos diálogos de Platão, obra do filósofo alemão Friedrich Schleiermacher. A introdução do livro mostra um pouco das idéias do pensador e da sua relação com Platão. Além de Schleiermacher, outro filósofo pouco conhecido no Brasil é apresentado na coleção Travessias: o francês Pierre Charron, com seu Pequeno tratado de sabedoria.

Além desses títulos, foram lançados Sistema novo da natureza da comunicação das substâncias e outros textos, de Gottfried Leibniz; e Fragmentos das preleções sobre estética do semestre de inverno de 1792-93, de Friedrich Schiller. A coleção Travessias traz ainda a coletânea Fragmentos órficos, organizada por Gabriela Guimarães Gazzinelli, que reúne textos de cunho esotérico e revela a contribuição deles para o pensamento antigo. Segundo Puente, novas obras estarão disponíveis em breve.

Os livros da coleção são uma ótima oportunidade para conhecer filósofos e textos ainda pouco difundidos. O pré-requisito para o leitor é gostar de filosofia. A diversidade de temas e as diferentes visões de mundo contidas na obras se encarregarão de ampliar os horizontes do leitor e levá-lo para um mergulho mais profundo no pensamento filosófico. 

Coleção Travessias
Os filósofos e o suicídio
Fernando Rey Puente (org.)
Minas Gerais, 2008, Editora UFMG
193 páginas – R$ 25,00
Outros volumes da coleção: Fragmentos órficos, Pequeno tratado de sabedoria, Fragmentos das preleções sobre estética do semestre de inverno de 1792-93, Sistema novo da natureza da comunicação das substâncias e outros textos, Os filósofos e a mentira e Introdução aos diálogos de Platão.
Mais informações: www.editoraufmg.com.br
Tel.: (31) 3409-4656

Tatiane Leal
Ciência Hoje On-line
16/12/2008