Minha terra tem ciência

A revista Ciência Hoje funciona desde a sua criação na cidade do Rio de Janeiro. Porém, se expressada numa hipotética certidão de nascimento, sua naturalidade poderia ser atribuída à Reunião Anual da SBPC. Afinal, foi em um desses encontros, mais especificamente na sua edição de número 34, realizada em Campinas, em 1982, que a publicação foi apresentada ao Brasil

Neste ano em que completa seu 30º aniversário, a CH participa do evento em ‘traje de gala’

Desde então, o país mudou e a CH acompanhou esse movimento. Cresceu, se diversificou e superou dificuldades, mas nunca deixou de marcar presença nas edições do encontro. Neste ano em que completa seu 30º aniversário, no entanto, participa do evento em ‘traje de gala’: durante a edição de 2012, que acontece nesta semana em São Luís, no Maranhão, a Reunião Anual da SBPC recebe a exposição ‘Ciência Hoje 30 anos‘.

A mostra resgata um pouco da história do país, da ciência nacional e dos momentos vividos pelo próprio Instituto Ciência Hoje nesse período. No espaço, grandes painéis e totens interativos reproduzem algumas das mais emblemáticas capas da publicação. A exposição cria uma linha do tempo que reúne fatos políticos, econômicos e científicos importantes ocorridos no Brasil e no mundo ao longo dos últimos 30 anos, além, é claro, de apresentar a forma como esses eventos foram traduzidos nas páginas da Ciência Hoje

Em telas multitoque, o acervo completo da publicação também pode ser acessado, proporcionando um mergulho mais profundo na realidade da ciência nacional das últimas três décadas. 

A exposição está instalada no campus Bacanga, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde ocorre a 64ª Reunião Anual da SBPC. O lugar? O andar térreo do Centro Pedagógico Paulo Freire, coração do evento e por onde circulam milhares de pessoas todos os dias. A mostra tem atraído a atenção: as grandes capas ampliadas da revista, com seus painéis interativos, detêm os apressados visitantes, que muitas vezes passam correndo para assistir a alguma mesa. No fim, acabam não resistindo às imagens e até param para tirar fotos.

Quem está aqui no Maranhão participando do evento ainda pode conhecer ou visitar novamente a exposição. Ela é gratuita e fica em cartaz até sexta-feira, quando termina a reunião. Para quem não pode conferir de perto, a Ciência Hoje preparou um vídeo que apresenta parte da exposição, além de mostrar a opinião dos visitantes sobre a revista e sobre a importância da divulgação científica no país.

Confira o vídeo e conheça a exposição 
‘Ciência Hoje 30 anos’ 
 

 
Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line