Mistura de ciências

Cultura e cosmologia são os principais temas da nova revista Cosmos e Contexto, publicação eletrônica que está sendo lançada hoje (15/12) pelo Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Escrita por estudantes e pesquisadores da instituição, a revista trará artigos e notícias sobre física e astronomia à luz de uma crítica cultural e social, mostrando que ciências humanas, exatas e da natureza podem conviver sem conflitos. 

O primeiro número da publicação, já disponível on-line, traz quatro artigos: a republicação de um texto do filósofo espanhol José Ortega y Gasset sobre o cientista especialista; uma análise sobre o programa espacial brasileiro feita pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral; a história do acordo entre Brasil e Itália para o estabelecimento de uma sede de pesquisa astrofísica no país, contada por Josephine Rua; e um texto de Mario Novello, editor da revista, sobre a repercussão das polêmicas pesquisas com os neutrinos mais ágeis que a luz, sobre o bóson de Higgs e a expansão do universo. 

A revista será mensal e publicada todo o dia 15. Atualizações podem ser acompanhadas pelo Facebook da publicação.  

 
Sofia Moutinho
Ciência Hoje On-line

 

Matéria publicada em 15.12.2011

COMENTÁRIOS

Os comentários estão fechados

CONTEÚDO RELACIONADO

‘Guerra e Paz’ e o 11 de Setembro

Obra de Cândido Portinari ilustra capa e contracapa de edição da revista científica ‘The Lancet’ sobre os impactos dos atentados terroristas às torres gêmeas, nos Estados Unidos.

A matemática de Hércules

O que uma ‘matemusicista’ que contorna o tédio das aulas com rabiscos em seu caderno e um artigo publicado na revista ‘Science’ têm em comum?

Abrir Chat