Múmia moderninha

Nem só de escavações, ossos e objetos antigos é feito o estudo das civilizações que habitaram nosso planeta no passado. As tecnologias modernas podem ser grandes aliadas dos arqueólogos nessa tarefa. No Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por exemplo, pesquisadores contam com a ajuda da tomografia computadorizada e do escaneamento a laser para desvendar novas histórias do Egito antigo.

Por meio dessas tecnologias, é possível acessar e estudar os esqueletos dentro das múmias e fazer cópias desse material e de peças raras a partir de impressões em 3D. As réplicas produzidas integram uma exposição permanente do Museu sobre o Egito antigo.

A CH On-line visitou o laboratório onde as técnicas são usadas e a exposição e conversou com o curador da mostra, Antonio Brancaglion, e com o designer de produtos Jorge Lopes, responsáveis pelo trabalho. Nesta vídeo-reportagem, você poderá conhecer essa aplicação diferente das tecnologias avançadas e ter uma prévia da exposição permanente do Museu Nacional.

Confira abaixo a vídeo-reportagem