Não tão breve história do tempo

Para celebrar os 70 anos do físico britânico Stephen Hawking, o Museu de Ciência de Londres apresenta uma exposição com objetos pessoais e fotos inéditas da infância e juventude do cientista, que nasceu no dia 8 de janeiro de 1942. É um aniversário que ninguém, nem mesmo o próprio Hawking, imaginava presenciar.

Aos 21 anos de idade, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que leva à perda dos movimentos dos músculos voluntários (que se contraem ou estendem por meio do comando da pessoa).

Segundo os médicos, o físico teria cerca de três anos de vida.Praticamente 50 anos depois, a sobrevida de Hawking é um caso único

Segundo os médicos, o físico teria cerca de três anos de vida. Praticamente 50 anos depois, a sobrevida de Hawking é um caso único (até hoje, apenas 5% das pessoas que têm a doença vivem mais de dez anos).

Durante esse período, a doença continuou a progredir, o que não o impediu de continuar trabalhando, tanto em pesquisa quanto na popularização da ciência. Hoje, com praticamente todos os músculos do corpo paralisados, ele usa uma cadeira de rodas para se locomover e se comunica por um sintetizador de voz controlado pelos músculos da bochecha.

A exposição em homenagem ao seu aniversário, inaugurada no dia 20 de janeiro no salão espacial do museu britânico, reúne objetos pessoais emprestados pelo próprio Hawking. É o caso da roupa usada no voo de gravidade zero que fez em 2007, o script com anotações de sua participação nos Simpsons e alguns dos prêmios que ganhou ao longo da carreira, como o Príncipe de Astúrias, do governo espanhol, e os troféus Cosmos e Fonseca, por seu trabalho de popularização da ciência.

Assista abaixo a uma vídeo-reportagem
exclusiva sobre a exposição

Há também rascunhos, alguns escritos à mão, dos seus primeiros trabalhos científicos – entre eles, um diagrama do mecanismo da radiação Hawking, energia que, segundo o cientista, seria gerada por buracos negros.

Ainda podem ser vistos um retrato do cientista feito pelo artista inglês David Hockney em 1978 e diversas edições internacionais do best-seller Uma Breve História do Tempo, que desde o lançamento, em 1988, já vendeu mais de dez milhões de cópias. A exibição também inclui retratos recentes do cientista em seu escritório em Cambridge, feitos especialmente para o museu.

Hawking gravou uma mensagem exclusivamente para a exposição. A saudação está sendo apresentada no local em um vídeo que mostra fotos inéditas de sua infância e juventude, assim como imagens de família, obtidas diretamente do arquivo pessoal do cientista.

“Essa é uma visão pessoal de Stephen Hawking que muitas pessoas não tinham visto antes”, disse Alison Boyle, curadora de astronomia do museu e responsável pela exposição. “Para nós, que trabalhamos no museu, a oportunidade de vasculhar o acervo pessoal de Stephen Hawking, há alguns meses, foi como um presente de Natal antecipado”, completou.

Saudação
O vídeo com a mensagem de Hawking está disponível na página do museu. Abaixo, assista à gravação e leia a tradução para o português da saudação do cientista:

“Olá. Meu nome é Stephen Hawking. Estou muito feliz de apresentar a exposição dos meus objetos pessoais no Museu de Ciência. O Museu é um dos meus lugares favoritos, e faz um excelente trabalho de apresentar aos jovens como as descobertas científicas podem ser fantásticas e excitantes. Essa exposição comemora o meu 70º aniversário, uma boa ocasião para avaliar a minha carreira como físico.

“Tem sido uma época gloriosa para se estar vivo e fazer pesquisa em física teórica. Nossa imagem do universo mudou bastante nos últimos 70 anos, e fico feliz de talvez ter feito uma pequena contribuição. Quero compartilhar minha inspiração e meu entusiasmo. Não existe nada como o momento ‘Eureka’ de descobrir uma coisa que ninguém sabia antes.

“O mundo mudou muito nos últimos 70 anos. A ciência e a tecnologia tiveram um impacto profundo na maneira como vivemos. E vão continuar tendo.

“Existem grandes desafios diante da raça humana e espero que os jovens de hoje saibam usar a ciência e a tecnologia para solucionar esses desafios.” 


Barbara Axt

Especial para a CH On-line/ Londres