Notícias de uma ciência particular

Em julho de 1982, um grupo de pesquisadores brasileiros materializou um sonho ousado, ao lançar a primeira revista de divulgação científica brasileira comandada por cientistas. Movidos quase que somente pela vontade, superaram a inexperiência e responderam ao cenário político e social que se apresentava

Em meio a um momento de grande agitação política, a CH buscou estimular a divulgação da ciência no país e dar voz à própria comunidade científica nacional. Trinta anos depois, o projeto está consolidado em um instituto responsável por uma série de outras publicações. Para comemorar um aniversário tão representativo, a história dessa iniciativa pioneira foi transformada no documentário ‘Ciência Hoje 30 anos’.

Confira o documentário ‘Ciência Hoje 30 anos’

Nós que aqui chegamos e com vós comemoramos

O filme, produzido pela Telenews, traz depoimentos dos fundadores da Ciência Hoje, os físicos Alberto Passos Guimarães e Ennio Candotti, o biofísico Darcy Fontoura de Almeida e o neurocientista Roberto Lent, e de um de seus principais colaboradores, o antropólogo Otávio Velho, atualmente membro do Conselho Editorial da revista.

Eles recontam os primeiros passos da iniciativa, a expectativa e a insegurança que cercavam seu lançamento e outras histórias curiosas dos primeiros tempos do projeto. Além disso, explicam os princípios que norteiam a CH e a dinâmica de sua produção. Confira um pouco mais sobre a história da revista.

O cientista político Renato Lessa, atual diretor-presidente do ICH, também fala sobre a criação de novos veículos associados à Ciência Hoje e a estruturação do próprio Instituto. As jornalistas Alicia Ivanissevich, Bianca Encarnação e Carla Almeida, respectivamente editoras da CH, da Ciência Hoje das Crianças e da CH On-line, explicam as propostas de divulgação de cada um dos ‘filhotes’ da CH

A produção está em exibição na exposição ‘Ciência Hoje 30 anos’, em cartaz na Casa da Ciência (RJ) até o dia 8 de julho

O vídeo traz, ainda, o biólogo Stevens Rehen e o físico Marco Moriconi, ambos editores científicos da revista, que revelam experiências pessoais com a publicação, para ressaltar seu papel na formação de muitos pesquisadores brasileiros.

A atuação do ICH na educação, com a criação do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), também recebe grande destaque no documentário.

A produção está em exibição na exposição ‘Ciência Hoje 30 anos’, em cartaz na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro, até o dia 8 de julho. Confira a programação completa das comemorações do aniversário do Instituto. Para celebrar a data, também disponibilizamos até 14 de julho acesso gratuito a todo o acervo da revista, que acaba de ser digitalizado.

Ciência Hoje 30 anos
Realização: Instituto Ciência Hoje / Telenews Service Ltda.
Direção Geral: Leonardo Dourado