Novela científica

A rádio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com programa novo. Estreou nesta quarta-feira (16/03) a radionovela Verdades inventadas, que narra as descobertas da adolescente Laura, uma menina que vive experiências imaginárias com lendas da ciência – de Júlio Verne a Albert Einstein.

O programa recebeu financiamento da primeira edição do prêmio Roquette-Pinto, concurso que patrocina projetos radiofônicos. Com a verba em mãos, foi possível elaborar 37 episódios. A radionovela – que tem cerca de dez minutos de duração – irá ao ar na Rádio UFSCar de segunda a sexta-feira em dois horários: às 8h e 12h30.

A rádio pode ser sintonizada na frequência 95,3 FM em São Carlos e região e também pelo portal da universidade.

Essa boa proposta chegou a nós por meio de Adilson de Oliveira, cientista à frente da coluna Física sem mistério, que é publicada na terceira sexta-feita do mês na CH On-line

“Tentamos dar o máximo de realismo possivel. Por isso contratamos dubladores e narrador profissionais para o elenco”, conta Adilson, que é professor da UFSCar e participou da empreitada revisando os roteiros.

Programa

Laura, a personagem principal, está no primeiro ano do ensino médio. É uma adolescente comum que tem, quase por acaso, o interesse despertado para as ciências.

Na estreia de hoje, a menina foi instigada pelo novo professor de literatura do colégio a assistir ao filme A máquina do tempo, baseado no romance homônimo de H.G. Wells. O objetivo: mostrar como a imaginação do escritor permitiu que ele vislumbrasse questões que a física da época (final do século 19) ainda tangenciava.

Nos episódios futuros, revela Adilson, a menina entrará em contato com um certo Isaac Newton, personagem dublado pelo nosso colunista. “Tivemos muito cuidado com o conteúdo. Não queríamos ensinar conceitos errados ou usar uma linguagem muito complicada”, diz o físico. “Temos como público-alvo pessoas com 14 anos para cima, inclusive adultos.”

Laura, a personagem radiofônica, também pode ser encontrada no mundo virtual. Ela mantém um blogue que narra as aventuras de seu programa na rádio mas também conta um pouco de sua vida, com fatos que se confundem com ‘a realidade’, como seus aprendizados sobre o recente terremoto no Japão. 

No blogue de Laura também é possível ouvir todos os programas. O primeiro já está disponível para audição.

Adilson avisa que se alguma rádio se interessar em transmitir o programa, basta entrar em contato com a equipe que produz Verdades inventadas. Revela também que, para o futuro, tem a ideia de fazer uma adaptação em livro dos roteiros da radionovela.

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line