Novo desafio

Neste meu primeiro post aqui no blogue Conexão CH, gostaria de relatar a minha grande satisfação de contribuir para a CH On-line. Quando fui convidado para escrever a coluna Física sem mistério, em maio de 2006 foi uma grande honra. Eu já tinha alguma experiência de escrever em outros sites, mas publicar em um lugar que é referência de qualidade de divulgação no Brasil era, sem dúvida, um grande desafio.

Nesses três anos e meio aprendi muito realizando essa tarefa, pois o apoio da equipe da CH On-line sempre foi muito importante. Tenho também a grande satisfação de ver que os assuntos que abordei nas colunas sempre tiveram boa repercussão e o retorno de muitos leitores foi ótimo.

Escrever sobre física e astronomia é um desafio, pois há o compromisso de apresentar assuntos interessantes e ao mesmo tempo de forma acessível, sem perder o rigor das informações.

Algumas vezes, as ideias e conceitos são complexos e nem sempre conseguem se tornar acessíveis para a grande maioria dos leitores. Por isso, espero que neste novo espaço eu possa colocar outras ideias e lançá-las para um debate mais amplo, especialmente se for possível criar uma interlocução com os colegas que também vão compartilhar este espaço.

Sem dúvida, uma conversa interdisciplinar sempre permite ampliar os horizontes.

Capa - Cronos ensandecido

Para começar gostaria de comentar sobre  o capítulo do livro que escrevi em Cronos ensandecido (EDUFSCar-2009), no qual discuti o tempo do ponto de vista da física. Mas o livro tem outros artigos muito interessantes sobre a agitação  do nosso dia-a-dia, o tempo na psicologia, arquitetura, literatura, jornalismo entre outros.

O texto da “orelha” desse livro está disponível em meu blogue Por dentro da ciência. Confiram – é claro, se tiverem tempo.

Um abraço!

 

Adilson de Oliveira
Departamento de Física
Universidade Federal de São Carlos