O jovem e a internet nos dias atuais

Há tempos a internet deixou de ser novidade. Isso não quer dizer, porém, que não haja uma infinidade de questões do mundo virtual a serem estudadas ainda. Ao analisar o papel da internet na troca de informações nos dias atuais e, principalmente, o comportamento do jovem nesse contexto, o livro Cabeças digitais – O cotidiano na era da informação apresenta um diversificado panorama de como a tecnologia influenciou a mudança de rotina de pessoas das mais variadas classes sociais.

Composta por 12 artigos, escritos por pesquisadores de diferentes áreas, a coletânea trata de temas relativos ao mundo digital e que cada vez mais interferem no cotidiano da sociedade. Questões como fusão e separação entre real e virtual, identidade, subjetividade e fenômenos da internet – entre eles, a página de relacionamentos Orkut e álbuns de fotografias virtuais (os fotologs) –  são abordadas ora por meio de uma análise mais sociológica, ora de maneira mais técnica. Os textos foram selecionados e organizados pela jornalista e psicóloga Ana Maria Nicolaci-da-Costa, do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que também assina um dos artigos.

Na apresentação do livro, a organizadora diz que pretendeu dar à coletânea a lógica de um hipertexto, com um artigo preparando o leitor para o que virá a seguir. Com o decorrer da leitura, porém, a intenção se perde um pouco em meio a repetições de temas e textos muito técnicos. O Orkut, por exemplo, é o tema principal de dois diferentes artigos com abordagem semelhante.

Os artigos que se propõem a fazer um estudo sociológico do papel da internet no mundo atual são os que melhor funcionam dentro do objetivo do livro. O texto que abre a coletânea, Rede de pessoas , é um desses exemplos. Com uma abordagem leve e divertida, a autora traça um histórico de como a internet passou de uma aposta em que poucos se arriscaram a um negócio que movimenta bilhões de dólares por dia. É interessante ver como grandes nomes do mercado tecnológico atual, como o bilionário norte-americano Bill Gates, fundador da Microsoft, maior e mais conhecida empresa de programas de computador do mundo, reagiram negativamente à idéia de uma rede mundial de computadores e tiveram que ceder com o tempo.

Em O espaço real e o acúmulo que significa: uma nova gramática para se pensar o uso jovem da internet no Brasil , duas pesquisadoras apresentam um elaborado estudo sobre a inserção do jovem no mundo virtual, o que altera seus costumes e linguagem. Discursando basicamente sobre o mesmo tema, o artigo Os jovens e o Orkut: considerações sobre a criação de jogos de linguagem e de identidade em rede , embora bem escrito pelas autoras, acaba ofuscado pelo anterior.

De maneira geral, a coletânea cumpre seu objetivo de situar o leitor nas mudanças provocadas pelo avanço das tecnologias modernas. Apesar de se perder em alguns momentos, o livro tem uma leitura fácil e dinâmica e se mostra bastante útil para quem deseja entender um pouco mais sobre a ligação entre os jovens e a tecnologia. 

Cabeças digitais – O cotidiano na era da informação
Ana Maria Nicolaci-da-Costa (org.)
Rio de Janeiro, 2006, Editora PUC-Rio
Tel.: (21) 3527-1760
260 páginas – R$ 35

João Gabriel Rodrigues
Ciência Hoje On-line
24/07/2007