O melhor da paleontologia em 2013

Oi, pessoal!

Seguindo a tradição, estou aqui para anunciar mais uma enquete da coluna ‘Caçadores de fósseis’. Na sua opinião, qual foi a mais importante descoberta paleontológica apresentada na coluna em 2013?

A votação se encerrará no dia 12/03 e o resultado será divulgado na coluna de março.

Para facilitar a escolha, nossa equipe pré-selecionou cinco descobertas, que você confere a seguir:

Pesquisadores registraram a ocorrência de um minúsculo representante de Mygalomorphae, grupo que inclui as aranhas caranguejeiras, em rochas formadas durante o Triássico Superior. O raro achado revela dados importantes sobre a evolução desse animal.

Pesquisadores descobrem pequenos ossos e cascas de ovos de espécies herbívoras em camada de 190 milhões de anos na China. O achado permitirá entender melhor o desenvolvimento embrionário desses répteis extintos.

Paleontólogos anunciaram a descoberta do primata mais antigo do mundo, que, com aproximadamente 55 milhões de anos, revela os hábitos dos primeiros representantes desses mamíferos.

Fóssil de 419 milhões de anos encontrado na China indica que, ao contrário do que se acreditava, peixes cartilaginosos como o tubarão não são formas primitivas. O achado revoluciona a história evolutiva do grupo.

O dinossauro Brasilotitan nemophagus é o mais novo integrante da ‘família brasileira’ de saurópodes, que incluem alguns dos maiores animais que já caminharam sobre a Terra. A descoberta é mais uma peça do complexo quebra-cabeças da evolução desse grupo.

Já decidiu qual é a sua descoberta favorita?

Então participe da enquete!

Museu Nacional/UFRJ