O remédio certo, a dose ideal

Sabe aquele remédio que funcionou com você, mas não teve efeito para sua prima e causou uma série de reações alérgicas no seu amigo? Isso acontece porque a interação de nosso organismo com os medicamentos não é sempre igual; ela depende de diversos fatores. O ‘CHats de ciência’ mergulha na questão abordando um deles: a genética.

No vídeo, o médico Guilherme Suarez-Kurtz, chefe da divisão de farmacologia do Instituto Nacional do Câncer, traça um panorama atual da farmacogenética, campo dedicado ao estudo da influência dos fatores genéticos na resposta individual de cada organismo aos diferentes medicamentos.

O médico apresenta algumas das principais aplicações da área e avalia os custos relacionados à genotipagem prévia dos pacientes para aplicação de terapias individualizadas. Além disso, pondera sobre as perspectivas do campo para os próximos anos, tanto no desenvolvimento de tratamentos mais personalizados quanto nos estudos voltados à diminuição dos efeitos colaterais das drogas.

A discussão também levanta outras intrigantes perguntas: é possível pensar em uma farmacogenética racial? E seria viável aplicar esse tipo de abordagem para a miscigenada população brasileira? 

Confira tudo isso no ‘CHat’ da semana e aproveite para ler artigo do próprio Suarez-Kurtz, que foi capa da revista Ciência Hoje de setembro de 2004.

A série de vídeos ‘CHats de ciência’ é produzida pelo Instituto Ciência Hoje e tem como proposta apresentar, de forma simples, curta e dinâmica, temas atuais e instigantes do mundo científico. Em cada episódio, o tema da vez é abordado por um especialista, que discute as questões centrais relacionadas ao assunto e à sua área de atuação.

Publicados quinzenalmente, alternando com as edições do nosso podcast, o Estúdio CH, os sete primeiros ‘CHats’ foram produzidos com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Mas a proposta do ICH é dar continuidade ao projeto, abordando outros temas palpitantes. Para isso, contamos com a colaboração de vocês, leitores, que podem ajudar com opiniões e sugestões de novos temas a serem abordados – basta comentar aqui embaixo ou se manifestar por meio de nossas redes sociais.


Marcelo Garcia

Ciência Hoje On-line