Origens da ciência brasileira

Quem se interessa por história da ciência no Brasil vai gostar de ler esta entrevista da química e historiadora Márcia Helena Mendes Ferraz publicada na revista Click Ciência. A pesquisadora coordena o Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC-SP.

Na entrevista, Ferraz discute a origem e o estabelecimento da prática científica no Brasil, as motivações por trás disso e as condições em que essas atividades eram realizadas. Ela mostra como é problemático definir o que pode ser caracterizado como “prática científica” e eleger episódios e personagens pioneiros dessa história:

(…) se a História Natural estava preocupada em reconhecer e descrever as plantas, os animais e os minerais, poderíamos dizer que desde os primeiros séculos da chegada dos europeus nas terras depois nomeadas como Brasil, já se fazia Ciência. Poderíamos também considerar o trabalho dos poucos médicos que estiveram pelo Brasil tentando reconhecer as novas doenças com que se defrontaram e aí, talvez, a Medicina seria a primeira. Ou ainda, se considerarmos todo o trabalho dos jesuítas na tentativa de utilizar as plantas aqui encontradas no lugar daquelas que chegavam já deterioradas da Europa, a Farmácia seria a primeira. Essas e outraspoderiam ser as primeiras, dependendo da forma como considerássemos a situação (…).

A entrevista de Ferraz foi publicada no número 19 da Click Ciência, revista do núcleo de divulgação científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Um dos editores da revista é o professor Adilson de Oliveira, que assina a coluna Física sem mistério, publicada na terceira quarta-feira do mês na CH On-line.

Adilson é também o coordenador do Laboratório aberto de interatividade para a dissiminação do conhecimento científico e tecnológico da UFSCar. O LAbI, como é conhecido, envolve estudantes de vários níveis, professores e profissionais e desenvolve projetos de divulgação científica em vários meios.

Caso tenha interesse em saber mais sobre as ações do LAbI, confira o artigo A experiência da utilização de instalações interativas na divulgação científica (PDF), de autoria de Adilson de Oliveira e outros integrantes do laboratório. O artigo foi publicado no livro Metodologia para projetos de extensão: apresentação e discussão, publicado em 2008 pela editora Cubo Multimídia.

 

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line