Páginas marcantes

Quem costuma ler a seção Memória da revista Ciência Hoje, que traz todo mês um artigo sobre um episódio marcante da história da ciência, irá se interessar pela coleção Memória Hoje, composta por três livros que resgatam algumas das principais idéias, teorias e inovações científicas dos últimos séculos.

No primeiro volume, lançado em julho na 60ª reunião anual da SBPC, o leitor encontrará textos relativos às ciências biológicas e ambientais originalmente publicados na seção Memória. São 39 artigos assinados por cientistas brasileiros de destaque em sua área de atuação. A organização ficou por conta da editora Alicia Ivanissevich e do filósofo e historiador da ciência Antonio Augusto Passos Videira, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

De acordo com Videira, os artigos são escritos com uma linguagem clara e simples, sendo, portanto, um material interessante não só para quem estuda a história da ciência, mas também para o leitor leigo. “Selecionamos os eventos que produziram um impacto profundo em nossa maneira de ver a natureza”, explica ele na apresentação da obra, para justificar o critério usado para escolher os artigos da coletânea.

Os textos estão ordenados cronologicamente e cobrem desde a descoberta e organização dos padrões de diversidade dos organismos, empreendida em 1551 pelo naturalista suíço Conrad Gesner (1516-1565), até o mapeamento dos cromossomos humanos em 1956, pelo geneticista javanês Joe Hin Tjio (1919-2001) e por seu colega sueco Albert Levan (1905-1998).

Figurinhas carimbadas e menos conhecidas
Entre os personagens dos artigos reunidos no livro, o leitor encontrará protagonistas famosos da história da ciência, como o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) ou o francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829), um dos criadores do vocábulo “biologia”. A coletânea também inclui nomes menos conhecidos, como o médico inglês Thomas Sydenham (1624-1689), descobridor da aspirina, ou o médico baiano Manuel Augusto Pirajá da Silva (1873-1961), responsável pela identificação do parasita Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.

Talvez o leitor se surpreenda com a história de Pirajá, cujo trabalho só foi reconhecido 43 anos depois da divulgação de seus estudos. O baiano ainda identificou o ciclo da doença, apontando o caramujo responsável pela sua propagação. Porém, seu trabalho foi inicialmente rejeitado pela comunidade científica da época, para a qual a esquistossomose só poderia ser causada por uma única espécie, o Schistosoma haematobium, nativo do Egito.

Nas páginas deste primeiro volume de Memória Hoje, o leitor encontrará episódios chave que ajudaram a moldar a biologia tal como a conhecemos nos dias atuais. Os episódios reunidos ali revelam como foram concebidos novos pensamentos e o impacto que tiveram sobre a sociedade.

O próximo volume da coleção Memória Hoje será lançado no ano que vem e reunirá artigos sobre a história das ciências exatas. Em 2010, estará disponível o terceiro e último livro da série, dedicado a trabalhos importantes no campo das ciências humanas.

Memória Hoje – Volume 1. Ciências Biológicas e Ambientais:
Fatos que mudaram nossa forma de ver a natureza
Alicia Ivanissevich e Antonio Augusto Passos Videira (Org.)
Rio de Janeiro, 2008, Instituto Ciência Hoje
200 páginas – R$ 25,00.
Para comprar, ligue para (21) 0800-727-8999      

Juliana Marques 
Ciência Hoje On-line
19/08/2008