Pato Donald, HQ e matemática

Dica para ensinar aos pequenos e – possíveis – matemáticos: desenho animado e HQs.

A primeira sugestão quem deu foi Tatiana Nahas, do blogue Ciência na Mídia. Ela, que está escrevendo uma simpática série sobre matemática, pescou no YouTube uma divertida visita do Pato Donald ao País da Matemágica. Segundo Tatiana, que é educadora e bióloga, o desenho é  “um ótimo recurso didático para aproximar os alunos mais novos do tema“. 

Abaixo, a primeira parte do desenho. O restante da história pode ser vista no blogue de Tatiana. Note que em dez minutos aprendemos sobre a importância de Pitágoras para a música e a influência do retângulo de ouro nas artes. 

 

 

A nossa outra dica também serve ao ensino de matemática de modo lúdico. HQs que brincam com a matéria. A dica vem do informativo do Museu da Vida, o Ciência & Sociedade. O texto do informativo explica a história em quadrinho:


O aprendizado de ciência e matemática não precisa ficar restrito ao ambiente escolar. Sobretudo, quando se tem à disposição um material gratuito e atraente que explora esses conceitos através de histórias em quadrinhos. As HQs de Mateo y Cientina, elaboradas pelo Lawrence Hall of Science, da University of California (Berkeley), ensinam experiências de ciência e matemática que podem ser feitas em casa por pais e filhos – em geral, crianças de 7 a 10 anos. Os personagens das historinhas brincam de misturar cores, desvendam diferentes propriedades dos materiais, exploram a rotação da Terra e muito mais. Os cartoons, em inglês, podem ser baixados livremente na internet (desde que sejam usados sem fins lucrativos).

 

Pois é, como diz o texto, as historinhas estão em inglês. Mas é um inglês bem básico e, com a ajuda do professor, a criança/adolescente pode apreender perfeitamente a narrativa. Com a vantagem de se estudar por meio da leitura de HQs, uma das diversões prediletas dos jovens.

Para ler as histórias acesse o portal da iniciativa. Para saber mais sobre o projeto, visite esta página. Vale lembrar que as histórias em quadrinho ainda vêm acompanhadas de exercícios para se fazer em aula; todos baseados naquilo que foi apresentado nas aventuras de Mateo y Cientina

 

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line