Pensamentos de ponta

O TEDGlobal, que ocorreu na semana passada (11-15/7) em Edimburgo, na Escócia, teve falas especialmente interessantes. Só para lembrar: o TED (Technology, Entertainment, Design – ou Tecnologia, Entretenimento e Design, em português) é uma instituição sem fins lucrativos que organiza, desde 1984, palestras sobre ciência e inovação.

Pense, por exemplo, nos cientistas famosos contemporâneos: o evolucionista pop star Richard Dawkins; o físico, cientista da computação e criador da internet Tim Berners-Lee; e o bioquímico e empresário, pioneiro nos trabalhos de sequenciamento do genoma humano, Craig Venter. Os três já participaram do TED.

O melhor: os organizadores do evento publicam, há cinco anos, as palestras em um canal na internet. Isso significa que quase mil falas dos mais importantes pensadores de ponta do planeta estão disponíveis na rede. E mais: boa parte delas é legendada por uma comunidade colaborativa, que traduz as exposições para diversos idiomas, inclusive o português.

Todo ano, o TED tem um tema central que guia, mesmo que indiretamente, as falas. O deste foi the stuff of life, ou, em tradução livre, ‘as coisas da vida’. A ideia: dar voz a propostas e iniciativas que investigam a existência e refletem sobre como ela pode ser mais bem desfrutada.

Um dos palestrantes que se destacaram foi o psicólogo Paul Bloom, que fez curiosa relativização dos sentimentos, inclusive da dor e da felicidade. A premissa do pensador é de que nossas crenças e conhecimentos prévios moldam a forma de sentir o mundo. Ele explicou a tendência humana à gradação sugestionada de certas emoções, dependendo do que é dito ou aprendido: “um vinho barato com rótulo de bebida cara pode ser mais gostoso”, disse.

Outros destaques: a palestra do ex-extremista islâmico Maajid Nawaz e sua defesa do que chama de ‘ativismo social global’, as propostas do economista Tim Harford, estudioso de sistemas complexos, que fez ode à aleatoriedade e aos ‘erros melhores’, e a entrevista realizada com Nadia Al-Sakkaf, editora-chefe do Yemen Times, que falou da importância do jornal, escrito em inglês, para divulgar ao mundo o que acontece no Iêmen, país atualmente à beira de uma guerra civil.

As três falas do TEDGlobal elencadas acima já estão disponíveis em vídeo na internet. As mais de 50 palestras do evento deste ano serão disponiblizadas no decorrer de julho e nos meses seguintes.

Abaixo, assista a uma famosa palestra de Richard Dawkins de 2002, resgatada pelo TED de seus arquivos e traduzida para o português e mais 35 línguas. O vídeo no qual o evolucionista prega o seu ‘ateísmo militante’ foi visto mais de um milhão de vezes. Acesse, também, as últimas palestras do TED disponibilizadas na internet.

Thiago Camelo 
Ciência Hoje On-line