Portas abertas para a ciência

A capital potiguar está pronta para receber a 62ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece entre os dias 25 e 30 de julho no campus de Lagoa Nova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tema central do encontro deste ano é “Ciências do mar: herança para o futuro”.

O assunto será abordado em palestras e mesas-redondas [PDF] que tratarão do efeito das mudanças climáticas sobre os ambientes costeiros, da biodiversidade do litoral brasileiro, dos recursos naturais da nossa plataforma continental, das aplicações biotecnológicas das algas marinhas ou dos desafios da pesca e aquicultura no Brasil, entre outros.

A programação científica do evento contará também com cerca de 5 mil pôsteres em exposição [PDF], nos quais pesquisadores e alunos de iniciação científica apresentarão os resultados mais recentes de suas pesquisas.

Assim como em anos anteriores, a reunião contará com eventos paralelos, como a SBPC Jovem, com atividades destinadas a estudantes do ensino básico e técnico, e a SBPC Cultural, que inclui cursos, palestras, shows e apresentações artísticas – Zeca Baleiro fará o show de abertura, e Tom Zé, o de encerramento.

O evento reunirá pesquisadores com pontos de vista divergentes sobre temas polêmicos da ciência

Dentre as novidades desta edição, está uma atividade que promete esquentar o encontro – a série de debates ‘Ciência em ebulição’.

A proposta é reunir pesquisadores com pontos de vista divergentes sobre temas polêmicos da ciência, como mudanças climáticas, transgênicos ou a questão das cotas na universidade.

A diversidade de posições tende a enriquecer o debate. “Afinal, até na ciência, onde teoricamente os fatos devem ser comprovados, há profundos – e às vezes emocionados – antagonismos”, justifica o geneticista Aldo Malavasi, secretário-geral da SBPC e coordenador da 62ª Reunião Anual, em artigo publicado na edição de 9 de julho do Jornal da Ciência.

Vídeos de ciência

Reitoria da UFRN
Reitoria da UFRN. O campus de Lagoa Nova deve receber mais de 10 mil pessoas para a reunião da SBPC na última semana de julho (foto: Allan Patrick / CC 3.0 BY-SA).

O evento traz ainda o festival “Minuto da ciência”, uma novidade da reunião do ano passado, no qual os melhores vídeos gravados pelos participantes (com câmeras filmadoras ou celulares) poderão ser exibidos no site da SBPC e incluídos no acervo da instituição.

De acordo com o secretário, é esperado um público de 10 mil inscritos na reunião sênior e cerca de três mil na SBPC Jovem.

“Por esses números, já podemos afirmar que essa será uma das maiores reuniões anuais de nossa história, talvez rivalizando com a famosa reunião anual em Recife, em 2003” – o evento contou então com um número recorde de 17,3 mil inscritos.

Os internautas que não puderem ir à “Cidade do Sol” para participar da reunião da SBPC poderão acompanhar as novidades do evento aqui na CH On-line. A equipe de três jornalistas enviados a Natal produzirá reportagens, vídeos e tweets que estarão disponíveis no Especial SBPC 2010, que já está no ar com as últimas novidades publicadas sobre o tema da reunião.

Debora Antunes
Ciência Hoje On-line

Leia mais no Especial SBPC 2010