Pré-vestibular na internet

O público-alvo: alunos do ensino médio e, sobretudo, do pré-vestibular. O conteúdo: provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibular resolvidas e explicações didáticas. As disciplinas: biologia, história, geografia, física, química, matemática, português e redação. 

O portal tem tudo para ser uma das maiores fontes de informação para a educação pré-vestibular

Onde: no Descomplica, nova página da internet voltada para educação a distância. 

Em destaque estão as provas, resolvidas, de 2009 e 2010, do Enem e de ingresso a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminese (UFF). 

Todas as questões são discutidas e ensinadas por professores competentes em uma espécie de vídeo-aula, não muito díspar dos telecursos clássicos, mas com uma diferença fundamental: tudo está na internet, de modo dinâmico e gratuito para o professor.

Para ter acesso ao conteúdo, ele precisa apenas se cadastrar e fazer uma solicitação pedindo gratuidade sob a alegação de ser um profissional da educação. Para os demais usuários, o serviço é cobrado por meio de uma taxa mensal. 

O portal, que estreou no final do ano passado, abrirá, em breve, a possibilidade de qualquer professor enviar conteúdo explicativo de sua própria aula. Por ora, os vídeos são feitos por uma equipe de 25 educadores. 

O Alô, Professor ‘visitou’ três aulas. A observação é animadora: na seção de história, uma eloquente explicação sobre o fim do bipartidarismo no último ciclo da ditadura militar; na aula de física, uma questão de vestibular sobre cinemática é rapidamente resolvida, de modo bem didático e, por fim, na lição de matemática, uma interessante explanação sobre a funcionalidade dos logaritmos no cotidiano

Se a base de dados do Descomplica continuar aumentando e se a produtora homônima que gerencia o conteúdo mantiver a proposta de sustentabilidade, colaborativismo e conteúdo aberto aos professores, o portal tem tudo para ser uma grande fonte de informação para a educação pré-vestibular. Torçamos.

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line