Prêmio aos professores

Mais uma dica para os professores: separar um tempinho, ler sobre as iniciativas e assistir aos vídeos dos educadores vencedores do Prêmio Victor Civita 2009. A premiação aconteceu ano passado, mas sempre vale a pena relembrar eventos importantes como esse promovido pela revista Nova Escola.

Há professores laureados de várias matérias. O nosso destaque vai para Andréia Betina Legatzky Klitzke, que ensina matemática.

Leia o início do texto que justifica a premiação:

Andréia Betina Legatzky Klitzke é professora do 4º e 5º anos da EM Professora Karin Barkemeyer, em Joinville, a 180 quilômetros de Florianópolis. Seu trabalho, que foca o ensino do conceito de ângulo em matemática, impressionou os selecionadores do Prêmio Victor Civita por duas razões principais. Primeiro, por ter fugido das abordagens clássicas – e, muitas vezes, pouco produtivas – do tema, que centram em definições e fórmulas. Segundo, pela preocupação de que seus alunos de inclusão de fato aprendessem, e não apenas convivessem com os colegas.

Assista também ao vídeo – realizado pela Nova Escola – que explica a atuação de Andréia:

Aproveite e leia o blogue da professora, onde ela relata o seu método de ensino. São textos muito ricos que descrevem toda a experiência, inclusive como Andréia usa atividades corporais e jogos de computador para apresentar a noção de ângulo. Vale a pena.

 

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line