Queremos reblogar

No final do ano passado, criamos o Tumblr do ICH. A ideia era “abrir um novo canal de comunicação com os nossos leitores” e “divulgar novidades e repercutir debates ligados à ciência”. À época, já acreditávamos na potencialidade dessa rede social, mas ainda não tínhamos total dimensão da sua força e, tampouco, da quantidade de conteúdo que postaríamos por lá. Já são quase 60 posts publicados, todos produzidos pela nossa equipe.

Já são quase 60 posts publicados no Tumblr do ICH

O Tumblr permite publicar fotos, textos, citações, links, vídeos e áudio. Tal qual um bom e velho blogue, mas repaginado e mais condizente com as possibilidades tecnológicas de agora – com plataforma de publicação e visualização mais cômoda e sob uma lógica de informações menos densas, que podem ser absorvidas de modo mais leve e rápido.

A rede social também tem uma ferramenta de ‘reblogagem’ similar ao famoso ‘retuíte’ do Twitter ou o ‘compartilhar’ do Facebook. Está nos nossos planos, inclusive, utilizá-la mais.

Muitos dizem que essa opção de ‘reblogagem’ é o grande diferencial do Tumblr, pois traduz, como nenhuma outra rede social, a proposta 2.0 de absorver e produzir conteúdo. O criador do Tumblr, o estadunidense David Karp, reforçou recentemente esse potencial da ferramenta: para o jovem de 25 anos, no Tumblr, todos são, além de produtores de informação, curadores. Segundo números apresentados por Karp, de cada 10 usuários, nove têm o hábito de ‘reblogar’ conteúdo.

Apesar de o Brasil ser o segundo país com mais usuários no Tumblr, a verdade é que a ferramenta ainda não ‘pegou’ por aqui como em outros países, sobretudo nos Estados Unidos. Durante a Campus Party deste ano, Gina Gotthilf, representante do Tumblr no Brasil, disse que o usuário nacional não interage com a ferramenta, não entende o Tumblr como comunidade, como rede social. A ideia da empresa é, nos próximos anos, investir pesado no país – com direito a sede brasileira – e mudar a mentalidade do usuário; ou melhor, consolidar a ideia do usuário-curador.

Tumblrs de ciência no Brasil

Mas há, claro, alguns Tumblrs nacionais bacanas – a grande maioria na área de humor, é bem verdade. Uma pesquisa mais cuidadosa, no entanto, revela outros Tumblrs brasileiros interessantes, inclusive de ciência, tecnologia e divulgação científica. É o caso do Tumblr Questões de ciência, da revista Piauí e Viver a ciência – página que divulga fotos, citações, links e vídeos sobre os temas.

Vocês conhecem algum Tumblr brasileiro de ciência, tecnologia e divulgação científica interessante?

Muito, muito pouco, no entanto, comparado à profusão de Tumblrs científicos – ou que abordam frequentemente assuntos relacionados à ciência – ao redor do mundo: Scipsy, Scientific Illustration, KQED Science, Pop! Tech, Geologise, Art & Science, A Systematic Enterprise, Future of Science, oh, science! e Science is Beauty são apenas algumas páginas entre tantas outras.

Além dessa lista, há revistas, jornais e canais de televisão que, assim como o ICH, criaram um Tumblr. Exemplos: Wired, Discovery News, The New Yorker, The Guardian, Life, Newsweek e New York Times.

Agora, cabe a pergunta aos leitores: vocês conhecem algum Tumblr brasileiro de ciência, tecnologia e divulgação científica interessante que não foi citado aqui? Por favor, a caixa de comentários está mais que aberta para indicação – será um prazer ‘reblogar’.

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line