Reportagem sobre diabetes premiada

Ficamos muito contentes com a notícia de que a jornalista Helen Mendes foi a vencedora do 24º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia (na categoria Jornalismo Científico), concedido pela Secretaria Estadual de C&T e Ensino Superior do Paraná.

Helen conquistou o prêmio com a matéria ‘Cirurgia do diabetes’ [PDF], publicada na edição de agosto passado da revista Ciência Hoje. Em 2006 e 2007, quando era estudante do Departamento de Comunicação Social da UFPR, ela estagiou na redação da Sucursal Sul do Instituto Ciência Hoje, em Curitiba, e depois de terminar o curso de jornalismo continuou colaborando com as publicações do Instituto.

Na justificativa apresentada aos organizadores da edição 2010 do prêmio, que teve oito concorrentes, a comissão julgadora destacou que a matéria se sobressaía “não só por sua qualidade técnica e excelência de redação, mas também por divulgar para um público amplo o resultado de um trabalho de pesquisa de grande relevância para a sociedade”.

A reportagem premiada divulgou para um público amplo o resultado de um estudo de grande relevância para a sociedade

Em ‘Cirurgia do diabetes’ [PDF] Helen apresenta, em linguagem acessível a um grande número de leitores, um procedimento cirúrgico de reengenharia do aparelho digestivo que tem apontado resultados promissores no tratamento do diabetes tipo 2.

O trabalho interdisciplinar que levou ao desenvolvimento da nova técnica foi realizado por pesquisadores do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) e do Instituto de Pesquisa Aplicada em Medicina, de Ponta Grossa.

O prêmio

O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia contempla a cada ano, em sistema de rodízio, pesquisadores de duas grandes áreas do conhecimento (neste ano foram Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais), pesquisadores-extensionistas, inventores independentes e estudantes de graduação que participam de programas de iniciação científica.

A partir de 2009, a Secretaria de C&T e Ensino Superior do Paraná passou a premiar também, todos os anos, matérias jornalísticas que divulgam, em veículos locais ou nacionais, trabalhos de ciência, tecnologia e inovação realizados por pesquisadores paranaenses ou que trabalhem em instituições de pesquisa do estado.

Na Alemanha

Na cerimônia de entrega do prêmio – que acontece na manhã desta sexta-feira no auditório do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná, em Curitiba, durante o IV Encontro Paranaense de Ciência e Tecnologia – Helen Mendes não estará presente para receber o certificado de premiação e um cheque no valor de R$ 5 mil.

Em agosto passado ela se mudou para Bonn, na Alemanha, para fazer o curso de mestrado International Media Studies, oferecido pela emissora Deutsche Welle. O curso terá duração de dois anos.

Feliz com o prêmio e com o curso que está fazendo, Helen conta que as aulas são oferecidas em salas da própria Deutsche Welle, que tem, segundo ela, uma estrutura supermoderna.

“Temos muitas aulas práticas de jornalismo impresso, on-line e de rádio e tevê, além de bastante teoria sobre gerenciamento em comunicação e sobre mídia e desenvolvimento”, relata. “Por sorte”, desabafa Helen, “neste primeiro semestre as aulas têm sido, quase sempre, em inglês”. “Assim vou ganhando um tempinho para melhorar o meu alemão.”

Roberto Barros de Carvalho
Ciência Hoje / PR