Resultado das ‘mais mais’ da paleontologia de 2009

Não deu para os dinossauros! Na enquete realizada para se estabelecer a principal descoberta da paleontologia do ano passado, o estudo dos pescoços dos saurópodes (dinossauros herbívoros) ficou em quinto, seguido do Austroraptor e da ‘panqueca de dinossauros‘ encontrada na China – descoberta que revelou novas dados sobre a relação entre dinos e aves. Em segundo lugar, ficou a questão da origem dos animais multicelulares a partir de moléculas fossilizadas atribuídas à esponjas –  um tema bastante atual, reunindo a aplicação de técnicas rebuscadas.

No entanto, o grande vencedor, segundo a preferência dos leitores da coluna Caçadores de fósseis e do blogue Conexão CH, foi uma pesquisa que revelou a interação de insetos e plantas. Nesse estudo, as colegas Etiene F. Pires e Margot G. Sommer conseguiram comprovar a ação de insetos em troncos de árvores que existiram há 140 milhões de anos na Bacia do Araripe, no estado do Ceará! Realmente o achado é muito raro na paleontologia, tendo o grande mérito de auxiliar no entendimento de como funcionaram os ecossistemas do passado por uma observação direta. Parabéns para as pesquisadoras!

A iniciativa da enquete – primeira do gênero no portal –  foi muito positiva e já podemos anunciar que tem mais para o ano que vem. Aliás, caso você, meu caro leitor, desejar, já pode indicar alguma realização que considere importante e que mereça ser lembrada na enquete sobre as principais descobertas de 2010. Você pode fazer isso por meio de comentários na coluna ou diretamente neste blogue.

 

Alexander Kellner
Museu Nacional/UFRJ