Retrospectiva 2011: a vez de vocês

Como já dissemos mais de uma vez por aqui, nunca é fácil fazer uma retrospectiva, já que o critério passa – e muito – pela subjetividade da redação. Por isso, veio bem a calhar a participação dos leitores para complementar a nossa lista oficial.

Fizemos o chamamento e tivemos um ótimo retorno. Agora, é hora de compartilhar. Desde a semana passada, leitores respondem no nosso Facebook quais foram os fatos mais relevantes na ciência em 2011. É hora de divulgá-los.

Na física, não deu outra: as opiniões na enquete bateram com a nossa. Nome algum foi tão falado quanto o tal bóson de Higgs. A busca pela partícula que explicaria a origem da massa na matéria foi, disparado, o fato que mais chamou atenção dos nossos leitores.

Outro acontecimento lembrado na física – tanto na retrospectiva da CH On-line quanto no Facebook – foi o anúncio de que o neutrino seria mais veloz que a luz. Apesar de muitos físicos ainda serem céticos quanto à supervelocidade da partícula, a informação ecoou entre os nossos leitores. 

“A comunidade científica recebeu a notícia sobre os neutrinos com ceticismo”

Upiraci P. C. Neves – amigo da CH no Facebook – opinou no nosso mural.

“A comunidade científica recebeu [a notícia sobre os neutrinos] com ceticismo […]. Espera-se que novos estudos possam, de uma maneira independente, confirmar ou não estes resultados.”

A redação e os leitores também estão afinados no que diz respeito aos temas sobre o meio ambiente: foi o ano dos grandes desastres ambientais. O mais lembrado foi o terremoto seguido de tsunami no Japão, que provocou o acidente nuclear na usina de Fukushima.

O leitor Toni Dos Santos disse, no Facebook, que se está subestimando o perigo das usinas nucleares. E que seria importante “refazer os cálculos” da probabilidade de um evento do porte do acidente em Fukushima ocorrer novamente.

o acidente em poços da empresa Chevron em Campos (RJ) fez com que o leitor Alexandre Oliveira indagasse: “Que tipo de sociedade queremos ser e ter no futuro do pré-sal?”. 

Alguns assuntos levantados pelos leitores não entraram nas nossas retrospectivas. Foi a tal da subjetividade editorial botando as mangas de fora. Mas ainda é tempo de rememorar esses fatos. Alessandro Carvalho lembrou que a astronomia teve um ano profícuo na descoberta de novos planetas fora do Sistema Solar.

Por uma razão de bom senso – e também de logística – optamos por focar a retrospectiva das ciências humanas nas reflexões e nos acontecimentos que se deram no Brasil. Ficaram de fora, portanto, as descobertas arqueológicas que confirmam que a América foi povoada, pelo menos, 2,5 mil anos antes do que se supunha

Uma civilização teria habitado o continente antes da cultura Clóvis – considerado anteriormente o primeiro grupo a ocupar o lugar. O fim desse modelo é, segundo o leitor Eduardo Sousa, “um avanço importante na história”.

Ainda nas ciências humanas, houve leitores que citaram também as revoltas no mundo árabe e as manifestações no Ocidente, como a ‘Geração à rasca’ em Portugal, os protestos na praça Puerta del Sol na Espanha e o ‘Occupy Wall Street’ nos Estados Unidos. 

“As revoltas e manifestações são tão importantes quanto o maio de 1968”

A leitora Simone Wolff, oportunamente, citou ainda as manifestações por melhoria na educação no Chile, capitaneadas pela jovem líder estudantil Camila Vallejo.

“Ainda não sabemos para onde [as revoltas e manifestações] vão e no que vão dar, pois as nossas análises a respeito ainda estão sendo equacionadas, mas sem dúvida há um consenso de que são tão importantes quanto o maio de 1968, e que entrarão para a história”, opina a nossa leitora.

Finalmente, vários leitores – entre eles, Maria Jose Carmo e Bruna Pozzebon – mencionaram na enquete a notícia de que, pela primeira vez, médicos conseguiram reverter um caso de mal de Alzheimer.

Fica aqui o agradecimento da redação da CH On-line a todos os que participaram da pesquisa e da construção desta retrospectiva. Seja contribuindo proativamente com opinião, seja fazendo o papel discreto – porém tão importante quanto – de ler e acompanhar as publicações na nossa página. Um feliz Ano Novo para vocês! 

E nos encontramos em 2012, para mais 12 meses de ciência e, quem sabe, mais uma retrospectiva. Até lá.

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line