Se você não vai ao médico, ele vai até você

Um sistema on-line de avaliação mental acaba de ser desenvolvido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. O objetivo principal do teste é traçar o perfil psicológico e psiquiátrico dos brasileiros, além de correlacionar dados úteis para a realização de outras análises científicas.

O objetivo principal do teste é traçar o perfil psicológico e psiquiátrico dos brasileiros

O teste on-line fará uma avaliação psicológica, psiquiátrica e da personalidade dos participantes, que, ao final de cada processo, receberão um retorno com dados sobre o seu perfil. As perguntas – objetivas, em sua maioria – podem ser respondidas por etapas, e o ideal é que sejam enviadas em até uma semana. O participante não precisa se identificar, bastando fornecer endereço de e-mail, idade e o estado onde reside.

Coordenados pelo psiquiatra Diogo Lara, os pesquisadores da PUCRS levaram dois anos para elaborar o teste on-line. Lara conta que sua equipe criou um modelo misto de análise de temperamento, que difere dos dois principais modelos existentes: o dos perfis gerais e o que se apoia nas emoções básicas (amor, medo, raiva, alegria ou tristeza). “Todas as escalas utilizadas no teste foram validadas metodologicamente”, afirma Lara. Segundo ele, os participantes, por não precisarem se identificar, tendem a ser mais francos do que em outras formas de pesquisa.

A expectativa é de que sejam coletadas informações de aproximadamente 50 mil pessoas (uma amostra estatisticamente significativa, segundo os pesquisadores). Até agora cerca de 2 mil já responderam às perguntas. Após reunir as informações, a equipe pretende produzir um manual sobre o sistema e introduzi-lo nos consultórios de psiquiatria e psicologia. Dessa maneira, médicos e psicólogos terão de antemão informações confiáveis para começar a avaliar e a tratar seus pacientes.

Faça aqui você também a sua avaliação.

 

Luan Galani
Especial para CH On-line / PR