Semana dos livros

Semana de novidades de leitura na rede. Noticiamos que a Editora Unesp disponibilizou dezenas de livros para baixar de modo gratuito. Falamos também da USP e de seu selo editorial Brasiliana: a universidade pôs no ar o conteúdo de periódicos históricos, todos digitalizados e, também, a preço zero.

Agora, descobrimos uma ação homônima da iniciativa da editora da USP. Uma boa notícia para quem se interessa por livros raros e pela história do Brasil. Está disponível on-line a Coleção Brasiliana, que reúne obras de autores brasileiros e estrangeiros que retrataram o país nos campos da história, sociologia, economia, antropologia e história natural, da época colonial à década de 1990.

Brasiliana Eletrônica
Página inicial do projeto ‘Brasiliana Eletrônica’ (www.brasiliana.com.br).

 

Originalmente editada pela Companhia Editora Nacional a partir da década de 1930, a coleção era composta por 415 volumes com alguns títulos selecionados pelo educador e sociólogo Fernando de Azevedo e pelo historiador e imortal da Academia Brasileira de Letras Américo Jacobina Lacombe.

Por enquanto, o projeto Brasiliana Eletrônica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dispõe de 60 obras e a expectativa é que todas da coleção original sejam digitalizadas. No portal é possível ler, copiar e imprimir os livros, que são apresentados como fac-símiles da primeira edição e também como textos revisados e transcritos para a ortografia atual. Além disso, algumas das obras contêm informações adicionais, como estudos críticos e biografia dos autores e tradutores.

 

Livros raros na rede -2

Contracapa do livro “O Selvagem”, uma das obras raras da coleção

 

Em meio ao acervo, você vai encontrar livros como O selvagem, do general José Vieira Couto de Magalhães, que descreve os costumes, a língua e a organização social dos indígenas nativos no final do século 19, e obras que analisam a economia e política brasileiras em diferentes períodos, como é o caso dos livros A política exterior do Império v. III – da Regência à queda de Rosas, de João Pandiá Calógeras, e Evolução econômica do Brasil, do inglês John Francis Normano.

Bom mergulho!

Sofia Moutinho
Ciência Hoje On-line