Sobre potenciais e polêmicas

Parece que as células-tronco estão mesmo com tudo. Pesquisas relacionadas à área receberam na semana passada o seu segundo Nobel de Medicina. No início do mês, nosso colunista Stevens Rehen participou de evento internacional realizado em São Paulo que apresentou as maiores novidades do campo. Agora, é o ‘CHats de ciência‘ que embarca nessa onda: o próprio Rehen apresenta noções básicas sobre a pesquisa com células-tronco e aborda questões éticas e técnicas importantes para a discussão sobre suas potenciais aplicações.

Com todas as possibilidades abertas pelos estudos nessa área, que usos as células-tronco têm, hoje, na saúde humana? Esta é uma das questões tratadas pelo biólogo, que também aborda as possibilidade trazidas pela reprogramação celular, por meio da qual é possível criar equivalentes das células embrionárias a partir de células especializadas.

Rehen também discute a necessidade de uma constante redefinição dos limites éticos da ciência, que acompanhe sua evolução, e faz um interessante paralelo das células-tronco com os transplantes de órgãos.

Este é o sexto episódio da série ‘CHats de ciência’, iniciativa promovida pelo Instituto Ciência Hoje que reúne especialistas apresentando, no formato de vídeos curtos e dinâmicos, temas atuais e instigantes do mundo científico. As primeiras sete produções foram realizadas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Para dar continuidade ao projeto, contamos com a colaboração dos leitores, que podem (e devem) opinar e sugerir novos temas a serem abordados. Basta utilizar os comentários abaixo ou entrar em contato pelas nossas redes sociais. Os ‘CHats’ vão ao ar quinzenalmente, alternando com as edições do nosso podcast, o Estúdio CH.

Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line