Super-heróis ganham ajuda de físicos

Físico dos super-heróis
Cena do filme Watchmen. Em destaque, Dr. Manhattan, personagem que ganhou superpoderes depois de um experimento de física nuclear.

Iniciativa bacana da NAS (Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos): fazer o meio-termo entre o cinema e a TV e os cientistas. Reportagem publicada pela revista The Scientist conta que tudo começou quando o físico James Kakalios, professor de física da Universidade de Minnesota (Estados Unidos), recebeu chamado dizendo que os produtores do filme Watchmen precisavam de alguém para dar realidade científica às personagens. Kakalios não foi escolhido aleatoriamente: ele é autor de A física dos super-heróis (Gotham, 2005, sem tradução para o português).

Dessa colaboração, surgiu a ideia para a NAS de intermediar essa interação entre a indústria de entretenimento e a academia. A empreitada ganhou força e já foram indicados vários consultores para séries de TV e filmes, sem contar pequenas assessorias sobre dúvidas médicas. Os cientistas também ganharam com a confecção de aulas e tutoriais sobre tópicos científicos – por sinal Kakalios aproveitou a experiência e colocou um vídeo no YouTube sobre o Dr. Manhattan, herói de Watchmen, e a física quântica, teoria que lida com os fenômenos nas dimensões atômicas e moleculares. 

Assista abaixo ao vídeo (em inglês) em que o físico James Kakalios explica como ele se tornou um especialista na física dos super-heróis:

 

 


Cássio Leite Vieira
Ciência Hoje / RJ
[Publicado originalmente na CH 265, na seção Mundo de ciência]