Tesouros de Teresa Cristina

Noventa peças oriundas de civilizações antigas, pertencentes à coleção de Teresa Cristina e nunca antes exibidas ao público, estão em exposição no Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na capital fluminense, até dia 3 de julho. A mostra ‘Teresa Cristina: a imperatriz arqueóloga’ reúne achados fortuitos e objetos provenientes de escavações em sítios arqueológicos da Itália – Herculano, Pompeia, Veios e colônias gregas do sul.

A coleção é composta de vasos, estatuetas, utensílios domésticos, amuletos e objetos de uso pessoal. Algumas peças vieram para o Brasil com a própria Teresa Cristina, como parte de seu dote. A maior parte dos objetos, entretanto, foi enviada posteriormente por seu irmão, o rei das Duas Sicílias, Ferdinando II, atendendo ao pedido da imperatriz.

Esposa de Dom Pedro II, Teresa Cristina Maria de Bourbon é a grande responsável pela formação da coleção de arqueologia clássica do Museu da Quinta da Boa Vista, a mais importante da América Latina.

O museu está aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 17h, e segundas-feiras, das 12h às 17h. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia); crianças até 5 anos e pessoas com deficiência não pagam.

Alicia Ivanissevich
Instituto Ciência Hoje/ RJ