Uma conversa sobre descontrole

Caracterizado por células ‘imortais’ que se reproduzem descontroladamente e apresentam grande capacidade de se adaptarem a ambientes novos e hostis, o câncer representa, talvez, o maior desafio para a medicina dos nossos tempos. Por isso mesmo, depois de ter sua biografia comentada aqui na CH On-line, agora a doença é o foco do episódio desta semana do ‘CHats de ciência’.

O que leva uma uma célula normal a esse tipo de descontrole? Como ela subverte os mecanismos celulares para crescer e invadir outros tecidos? E como combater uma doença tão complexa? Essas são algumas das questões abordadas pelo oncologista clínico e pesquisador Dante Pagnocelli, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O médico explora o processo de ‘desgate’ das células, que leva ao acúmulo lento de pequenas mutações genéticas relacionadas ao desenvolvimento da doença, além de discutir os muitos fatores que podem funcionar como gatilhos dessas alterações. Pagnocelli destaca ainda os sucessos recentes da genômica no combate ao câncer, com o desenvolvimento de terapias individualizadas, embasadas num entendimento mais complexo da doença.

Na série de vídeos ‘CHats de ciência’, produzida pelo Instituto Ciência Hoje, especialistas apresentam de forma simples, curta e dinâmica temas atuais e instigantes do mundo científico. Os ‘CHats’ vão ao ar quinzenalmente, alternando com as edições do nosso podcast, o Estúdio CH.

As primeiras sete produções foram realizadas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Nossa intenção é dar continuidade ao projeto. Para isso, contamos com a colaboração de nossos leitores, que podem opinar e sugerir novos temas a serem abordados – basta utilizar os comentários abaixo ou entrar em contato pelas nossas redes sociais.

Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line