Uma defesa da energia nuclear

Quando Lula viaja para o outro lado do mundo, negocia por 18 horas com o presidente do Irã as condições do enriquecimento de urânio feito pelo país, surgem – em muitos – as dúvidas: o que realmente é o urânio? O que significa o seu enriquecimento? Por que as pessoas têm medo do Irã? Qual é a ameaça do país para a paz (ou guerra) mundial? O Irã pode fazer uma bomba nuclear? Como?

Uma defesa

No fundo, especulações políticas à parte, ajudaria tremendamente para o entendimento da questão compreender, antes, do que se está falando. Nesse caso, estamos falando de energia nuclear.

O livro em destaque nesta segunda-feira explora o tema no limite. É o Energia Nuclear e adjacências, do pesquisador brasileiro Alfredo Marques, um dos precursores do estudo de física nuclear no Brasil.

Com a obra, aprofundamos o conhecimento sobre a história da radioatividade, o uso da energia nuclear para a paz e para a guerra, como se dá a transformação da energia nuclear para a elétrica, a estigmatização desse tipo de energia no pós-guerra, a retomada das discussões sobre o seu uso, as questões ambientais que a energia nuclear traz consigo e o papel do Brasil nesse cenário.

Energia Nuclear e adjacências é um livro pró-energia nuclear. Mas defende a causa com detalhamento de dados, histórias e questões sobre o tema – sobretudo a ambiental.

Como diz o autor da obra: “Nenhum outro campo da física envolveu tão explicitamente as grandezas e fraquezas humanas, o acerto e o equívoco, o êxito e o fracasso, a arrogância e a humildade”.

Por mergulhar nessas questões físicas – e humanas, vale a leitura (fácil e fluida) do livro, com lançamento previsto para a semana que vem, no Rio de Janeiro.

Energia nuclear e adjacências