Uma semana para promover a ciência

  Promover a ciência e tecnologia e discutir as inovações e assuntos polêmicos como clonagem humana ou energia nuclear durante sete dias: este é o intuito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento previsto para se realizar todos os anos a partir de 2004. A primeira edição se realiza entre 18 e 24 de outubro e deve mobilizar cientistas, professores e estudantes de todo o país. A idéia foi motivada por exemplos de outros países, como Reino Unido, Espanha e França.

A Semana pretende motivar a discussão sobre temas relativos à ciência e tecnologia e torná-los mais próximos do dia do cidadão comum, além de difundir de forma orquestrada a ciência em todo o país. Está prevista a participação de instituições de pesquisa, universidades, centros e museus de ciência e tecnologia e escolas de ensino básico, fundamental e médio, entre outros.

As instituições participantes devem promover uma série de atividades para interagir com o público leigo. Várias delas devem organizar “dias de portas abertas”, em que mostrarão à sociedade como funcionam seus laboratórios e atividades de pesquisa. Além disso, cientistas devem ir às escolas para bate-papos com os estudantes. O calendário da Semana prevê ainda festivais, feiras, oficinas, projeções de filmes, palestras, debates e outros eventos que estimulem a união da ciência, da cultura e da arte. A programação completa pode ser consultada no site do evento.

A Semana foi instituída por decreto do presidente Lula e está sendo organizada pelo recém-criado Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo o diretor do Departamento, o físico Ildeu de Castro Moreira, a primeira edição será uma experiência que norteará as próximas, a se realizarem sempre no mês de outubro. “Por isso é fundamental a participação de todos os órgãos ligados à ciência e tecnologia no país”, argumenta.

Se tiver o mesmo impacto das semanas de ciência que a inspiraram, o evento brasileiro será um sucesso. A edição britânica deste ano, por exemplo, contou com mais de mil atividades; em 2003, a semana espanhola mobilizou 140 instituições que promoveram 736 atividades.

Para concluir a Semana, está previsto o evento O Brasil olha para o céu . A atividade aproveita o eclipse total da Lua de 28 de outubro para promover noites de observação astronômica voltadas para estudantes e amantes de astronomia de todo o país. “Não pudemos programar os astros para que o eclipse caísse na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, brinca Ildeu. “Mas convidamos planetários e clubes de astronomia todo o país para tomarem parte desse grande experimento coletivo.”

Denise Rocha
Especial para a CH On-line
23/07/04

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a SBPC oferece um grande desconto para a anuidade daqueles que quiserem se associar à entidade. Além disso, os novos sócios ganharão gratuitamente um exemplar dos Cadernos da SBPC. Visite o site da SBPC para maiores informações.