Barata, vespa, besouro, mariposa. Quando o assunto é inseto, muita gente fica logo com nojo. Para desmistificar esses pobres animais, o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, promove uma série de atividades que apresentam, de forma lúdica, informações sobre esses invertebrados para crianças e adolescentes.
Confira algumas atividades no vídeo abaixo
Na programação, estão previstas atividades inusitadas como uma corrida de baratas e uma aula de culinária com os pratos preferidos dos insetos. Além disso, o visitante pode participar de oficinas de criação de insetos com sucata e de animação com massinha.
A maioria das atividades é feita ao ar livre, com destaque para a caminhada ecológica, em que crianças e adultos são guiados por biólogos em um passeio pelo campus da Fiocruz com o intuito de identificar espécies de insetos no caminho.
O evento acontece até o dia 31 de julho e fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, mediante agendamento, e aos sábados, das 10h às 16h, com visitação livre. Confira a programação completa no site do Museu da Vida.
Sofia Moutinho
Ciência Hoje On-line