Avanços e desafios no combate à Aids

Um dos grandes desafios da medicina moderna é o desenvolvimento devacinas e novos tratamentos para a Aids. Hoje, o HIV – vírus causadorda doença – infecta cerca de 33 milhões de pessoas em todo o mundo. Osavanços mais recentes das pesquisas nessa área e as dificuldadesencontradas pelos cientistas foram o tema do primeiro programa da novatemporada do Estúdio CH, publicado originalmente em 25 de março de 2009.

Paraabordar o assunto, ouvimos o geneticista Amílcar Tanuri, pesquisador daUniversidade Federal do Rio de Janeiro que tem acompanhado a evoluçãodas pesquisas sobre Aids no mundo nos últimos anos. Em entrevista aMariana Ferraz, ele falou sobre os progressos no tratamento da doença ea importância da prevenção.

Segundo Tanuri, otratamento da Aids vem evoluindo bastante. Ele destaca a criação denovas classes de drogas e o uso de técnicas de farmacologia avançadas,que permitiram uma grande redução no número de comprimidos a seremtomados pelos portadores de HIV.

No entanto, osucesso do campo terapêutico não é compartilhado pelas iniciativas dedesenvolvimento de vacinas contra o HIV, que esbarram em dificuldadesinerentes às características do vírus. Por outro lado, Tanuri ressaltouo crescimento do interesse na prevenção por meio de drogas, como osmicrobicidas, e destaca os bons resultados das pesquisas brasileirasnessa área.

Ouça na íntegra a entrevista comAmílcar Tanuri e saiba mais sobre os avanços e desafios dos cientistasno combate à Aids.

Matéria publicada em 01.12.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Estratégia antiviral polivalente

Estudo feito por pesquisadores de Brasil e Portugal identifica moléculas promissoras para o desenvolvimento de fármacos e vacinas contra diversos tipos de vírus.

Inovação no combate a doenças neurológicas

Novas estratégias para o transporte de fármacos até o cérebro abrem portas para o desenvolvimento de terapias para doenças como a de Alzheimer e tumores cerebrais.

Abrir Chat