Banana para o diabetes

A banana-verde pode não ser a fruta preferida de muitos, mas é um aliado potencial na luta contra o diabetes tipo 2. A polpa da fruta cozida com casca e o amido dela isolado mostraram-se capazes de reduzir a liberação de insulina pelo pâncreas em ratos, o que indica que esses produtos podem ser usados no futuro em alimentos para a prevenção da doença.

O diabetes tipo 2 é caracterizado pela produção contínua de insulina pelas células do pâncreas. As células musculares e adiposas são incapazes de absorver esse hormônio e não conseguem metabolizar a glicose presente na corrente sangüínea. Na maioria das vezes a ocorrência dessa doença está ligada à obesidade e ao sedentarismo.

Os efeitos da banana-verde sobre o organismo são o objeto de estudo de uma equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP). “Esta é uma fruta de baixo custo amplamente consumida pela população e que nunca obteve a atenção devida, por isso resolvemos estudá-la”, conta a química Giselli Cardenette, integrante do grupo.

Em sua tese de doutorado, defendida em outubro de 2006, a pesquisadora monitorou o efeito de rações contendo os produtos de banana verde sobre a digestão de carboidratos. No estudo, ratos foram alimentados durante 28 dias com rações contendo a massa da banana-verde (a polpa da fruta cozida com a casca) e o amido dela extraído. Essa dieta levou a uma queda na produção de insulina pelas células pancreáticas.

O principal componente da banana-verde é o amido resistente, que, em vez de ser digerido pelo organismo como glicose, vai direto para o intestino grosso, onde pode ser fermentado, produzindo ácidos graxos de cadeia curta, como o acetato, o butirato e o propionato.

Este último é o responsável por poupar as células pancreáticas, na medida em que diminui sua produção de insulina. “O esgotamento das células beta pancreáticas pode torná-las defeituosas, o que é um fator desencadeador de diabetes tipo 2”, afirma Cardenette. No entanto, o mecanismo de ação do propionato ainda está sendo estudado.

Redução do pH
O trabalho permitiu ainda comprovar a ação da banana-verde na redução do pH no intestino grosso dos animais. “A diminuição do pH inibe a liberação de ácidos biliares secundários, substâncias que podem causar câncer”, explica Cardenette. “Mas essa diminuição requer a síntese de novos ácidos biliares primários, o que pode diminuir o teor de colesterol no sangue e atuar na prevenção de doenças cardiovasculares”.

Devido à presença do amido resistente em sua composição, a banana-verde pode vir a ser utilizada em alimentos para prevenção de diabete tipo 2. “Como esse tipo de amido quase não é digerido, seu consumo não oferece riscos de hiperglicemia”, justifica Cardenette. Mas a química lembra que, antes disso, é preciso realizar testes em humanos para avaliar o efeito da dieta sobre seu metabolismo. 

Rachel Rimas
Ciência Hoje On-line
24/10/2007