Caça diminui tamanho médio do chifre de carneiros canadenses

null

 

A espécie Ovis canadensis é popularmente chamada bighorn
ram
em inglês, ou carneiro de grandes chifres (eles podem
ter dezenas de centímetros). Clique na imagem para ampliá-la

 

A busca por troféus de caça mais imponentes pode reduzir para sempre o tamanho médio dos chifres e a estatura de carneiros da espécie Ovis canadensis , que ocorre nas montanhas da América do Norte. Esse é o alerta feito por pesquisadores do Canadá, após 30 anos de monitoramento desses animais em uma reserva naquele país.

Os cientistas registraram uma diminuição de 25% no comprimento médio dos chifres dos carneiros de cinco anos de idade. Seu peso médio também diminuiu: de 80 quilos para 70. “Essa diminuição de peso pode ser conseqüência de outras mudanças ambientais, mas acredito que a caça pode ser responsável por 50%”, disse à CH On-line o biólogo David Coltman, pesquisador da Universidade de Sheffield (Inglaterra) e autor principal do artigo publicado em 11 de dezembro de 2003 na revista Nature .

 

null

Os indivíduos monitorados no estudo habitavam a Montanha dos Carneiros ( Ram Mountain ), em Alberta, Canadá (fotos: John Hogg)
Clique na imagem para ampliá-la

Durante os 30 anos de monitoramento, 54 carneiros foram mortos: 45 tinham menos de oito anos e, dentre estes, nove tinham menos que quatro anos. O benefício evolutivo dos chifres grandes só pode ser sentido quando os animais atingem seis anos, quando se tornam capazes de defender suas fêmeas no cio. Por isso, o sucesso reprodutivo de indivíduos de grande porte e longos chifres fica ameaçado.

Animais com essas características são mortos antes que passem adiante seus genes a um grande número de descendentes.”Influências humanas podem causar mudanças evolucionárias em um espaço de tempo muito curto”, alerta Coltman.

A caça de carneiros em Alberta é controlada: é preciso ter uma licença que vale até 750 mil dólares, e só podem ser abatidos animais cujo chifre tenha atingido uma volta completa (sua ponta deve ultrapassar o nariz) 

null


Clique na imagem para ampliá-la

Esse tipo de seleção realizada pela caça também pode ser observada nas populações de elefantes africanos. É cada vez mais comum o nascimento de animais sem presa devido à exploração desenfreada causada pelo comércio de marfim.

 

Liza Albuquerque
Ciência Hoje on-line
27/01/04