Ciência francesa e brasileira de mãos dadas


Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, as comunidades científicas dos dois países também estão estreitando seus laços. Entre as atividades incluídas na programação, está a realização de diversos eventos que reunirão pesquisadores franceses e brasileiros para trocar experiências e levar seu conhecimento ao grande público.

Por iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do Collège de France e da Academia de Ciências da França, estão sendo realizados, de 14 a 16 de setembro, colóquios científicos gratuitos no Rio de Janeiro e em São Paulo por ocasião do Ano da França no Brasil. A Universidade de São Paulo e o Instituto do Coração (Incor), também em São Paulo, abrigam os colóquios de química, biologia e ciências médicas. Entre os pesquisadores participantes estão o bioquímico francês Pierre Corvol, o médico brasileiro Eduardo Moacyr Krieger, os químicos Fernando Galembeck e Henrique Eisi Toma e o bioquímico Hernan Chaimovich.

Na sede da ABC, no Rio de Janeiro, ocorrem os colóquios de física e matemática, que recebem, entre outros pesquisadores, o físico francês Claude Cohen-Tannoudji e os físicos brasileiros Beatriz Barbuy, Luiz Davidovich, Moysés Nussenzveig e Ricardo Galvão. Entre os matemáticos estão o francês Pierre-Louis Lions e os brasileiros André Nachbin, Artur Avila e Marcelo Viana.

A programação inclui ainda uma série de conferências destinadas ao grande público. Com o título “Ciência para a sociedade”, o evento será realizado no dia 18 de setembro no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, e contará com palestras do climatologista Carlos Nobre, do geneticista e colunista da CH On-line Sergio Pena, do imunologista francês Jean-François Bach e do bioquímico francês Pierre Corvol.

Entrevistas exclusivas

À esquerda, o jovem matemático Artur Avila, do Impa, e à direita, o físico Claude Cohen-Tannoudji, do Collège de France.

Dois dos pesquisadores que participam dos colóquios no Rio de Janeiro foram entrevistados com exclusividade pela revista Ciência Hoje: o matemático Artur Avila, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e o físico Claude Cohen-Tannoudji, do Collège de France.

A edição de outubro de 2009 da CH apresentará a precoce carreira de Avila, que hoje tem 30 anos: mais jovem directeur de recherche do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês), ele foi o segundo brasileiro a ser convidado para proferir uma conferência plenária no Congresso Internacional de Matemática.

O pesquisador fala sobre seus estudos em sistemas dinâmicos e sobre como tem conseguido transpor seus conhecimentos nessa área para outros campos da matemática. Ele discute também o papel da boa divulgação científica, que poderia levar a um melhor conhecimento e maior interesse pela profissão. “Creio que se perdem muitas vocações, o que resulta de uma falta de exposição aos aspectos interessantes da matemática”, avalia.

Na edição de novembro de 2009, será publicada a entrevista com o físico francês Claude Cohen-Tannoudji, ganhador do prêmio Nobel de 1997 na área. O pesquisador apresenta sua pesquisa – que, para os leigos, parece paradoxal – de esfriar átomos usando um laser. Além de descrever de maneira simples seu trabalho, o físico mostra como seu ambiente familiar o levou à carreira científica. “Embora meus pais não tivessem muitos recursos, havia uma atmosfera de estudo em nossa casa”, conta. Ele também fala sobre sua atividade de divulgação da ciência e seus planos futuros.

França.Br 2009

Logotipo do Ano da França no Brasil.

O Ano da França no Brasil (ou siplesmente França.Br 2009) tem como objetivo aprofundar a parceria entre os dois países e contribuir para que os brasileiros conheçam um pouco mais a diversidade, a riqueza e o conhecimento da França. Trata-se de um evento importante para consolidar as relações bilaterais franco-brasileiras nas diferentes áreas, seja a cultural, a comercial, a universitária ou a econômica.

 

Inaugurado oficialmente no dia 21 de abril e com término previsto para o dia 15 de novembro, o França.Br 2009 inclui uma programação extensa e variada, que atinge todos os públicos e envolve as principais cidades brasileiras. Serão atividades artísticas, culturais, científicas, tecnológicas, acadêmicas e econômico-comerciais. A ideia é que o evento repita o sucesso do Ano do Brasil na França, que aconteceu em 2005 e permitiu aos franceses conhecer um pouco a cultura brasileira.

Thaís Fernandes
Ciência Hoje On-line
15/09/2009