Em dezembro, como acontece todos os anos, o New Oxford American Dictionary elegeu a palavra do ano. Em 2005, a bola da vez foi podcast . O termo, com significado ainda pouco conhecido no Brasil, se refere a sites que oferecem gratuitamente arquivos de áudio que podem ser baixados e transferidos para aparelhos tocadores de mp3. Dessa forma, é possível ouvir notícias atualizadas sem estar necessariamente ligado ao computador.
A cada dia, surgem novos podcasts , sobre os mais variados assuntos: música, jogos, celebridades, esportes – e até ciência. Quem entender inglês não vai ter dificuldade para encontrar arquivos de áudio que apresentam e analisam as últimas novidades da pesquisa internacional. As duas maiores bíblias da ciência mundial – Nature e Science – já têm seus podcasts ; instituições como a Nasa e a Universidade de Harvard também.
Atualizado semanalmente, o podcast da britânica Nature tem formato muito semelhante ao de um programa de rádio. Um locutor apresenta resumos das principais notícias da semana que foram destaque na revista. Geralmente, um especialista é entrevistado e comenta os principais assuntos. Os arquivos têm o tamanho aproximado de 9 MB.
Já o podcast da Science é mais descontraído. Ele conta com dois apresentadores que também comentam os assuntos principais da semana no meio científico, sem a sisudez da Nature . Além da informação, há espaço para piadas e músicas. Exibidos também em uma rádio local, nos Estados Unidos, os programas têm cerca de uma hora de duração e, por isso, os arquivos são mais pesados (com até 30 MB). O site oferece acesso aos programas postos no ar desde janeiro de 2000.
Outra revista que disponibiliza arquivos de áudio em seu site é a inglesa New Scientist . Além do noticiário, os programas semanais contam com um quiz relacionado a assuntos científicos da semana em questão. Mas os podcasts de ciência não se resumem às revistas. A Nasa também disponibiliza em seu site diversos arquivos de áudio separados por áreas de conhecimento – todos em versões em inglês e espanhol.
Página inicial do podcast brasileiro Minuto Ciência , criado por iniciativa da PUCCamp (clique na imagem para visitá-lo).
No site podcast.net, há 617 sites estrangeiros cadastrados que contêm arquivos de áudio na categoria “Ciência e natureza”. Porém, a situação brasileira é um pouco diferente. Se os podcasts sobre generalidades já não são muitos, os relacionados à ciência podem ser contados nos dedos. Segundo Macari, em apenas dois dedos.
Nature – www.nature.com/nature/podcast/index.html
Júlio Molica
Ciência Hoje On-line
16/01/2006