Ciência, cultura e sociedade

Quanto mais próxima a relação entre ciência e sociedade, maiores poderão ser os benefícios trazidos pela pesquisa para a resolução dos problemas sociais. Essa é a discussão que serve como base para o episódio deste mês da videocoluna Bioconexões, que tem como convidado o músico e pensador Marcelo Yuka, ex-baterista da banda O Rappa.

Em conversa com o neurocientista Steven Rehen, Yuka destaca o momento da regulamentação dos estudos com células-tronco no Brasil como evento emblemático da aproximação entre discurso científico e sociedade, com a participação ativa dos pesquisadores no direcionamento da discussão política.

Neste sétimo episódio de Bioconexões, o último desta temporada, Yuka e Rehen debatem ainda a proposta de valorizar a cultura como essa ponte possível entre ciência e sociedade. Num bate-papo descontraído, os dois ainda avaliam a necessidade de intensificar as ações de extensão das universidades para romper seu isolamento e equilibrar o tripé formado com as atividades de pesquisa e ensino.