Conheça o colunista

Adilson de OliveiraO físico Adilson de Oliveira é desde junho de 2006 o titular da coluna Física sem mistério, publicada na terceira sexta-feira do mês. Seus textos apresentam aos leitores questões ligadas a essa disciplina e reflexões que mostram como ela se insere em nosso dia-a-dia.

Natural de São Roque (SP), Adilson Jesus Aparecido de Oliveira é casado com Rosa Maria de Oliveira e tem três filhos pequenos. É professor adjunto do Departamento de Física da UFSCar desde 1992. Cursou graduação (1991), mestrado (1993) e doutorado em física (1996) na UFSCar e estagiou no European Synchroton Radiation Facility (ESRF), na França.

É membro do Grupo de Supercondutividade e Magnetismo e do Núcleo de Excelência em Materiais Nanoestruturados Fabricados Eletroquimicamente da UFSCar. Desenvolve pesquisas na área de magnetismo, com especial interesse em nanoestruturas magnéticas, magnetismo em polímeros condutores e ligas metálicas, orientando alunos de graduação e pós-graduação nessas áreas.

O interesse do colunista pela divulgação científica começou ainda na adolescência, quando, ao lado de outros colegas, fundou em 1981, em São Roque, o Clube de Astronomia Alfa Centauri – iniciativa que promovia palestras e apresentações sobre astronomia.

Desde então, Adilson sempre esteve ligado com divulgação científica sobre temas ligados à física e astronomia, participando de cursos de atualização para professores do ensino fundamental e médio.

Durante dois anos (2004-2006), manteve uma coluna no portal AOL Educação e, atualmente, mantém o blog Por Dentro da Ciência.

Envie críticas, comentários esugestões para [email protected]