Conheça o colunista

Carlos Alberto dos SantosO físico Carlos Alberto dos Santos, professor aposentado do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é desde abril de 2007 o titular da coluna Do laboratório para a fábrica, publicada na primeira sexta-feira do mês. Seus artigos discutem casos de inovação tecnológica e mostram como o conhecimento produzido em universidades e centros de pesquisa chega à linha de produção das indústrias.

Nascido em Areia Branca (RN) em 1947, Carlos Alberto dos Santos formou-se em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e tem mestrado e doutorado em física pela UFRGS, com estágio de pós-doutorado no Centro de Estudos Nucleares de Grenoble, França.

De 1974 a 1992 foi professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal o Rio Grande do Norte (UFRN). Em 1992, transferiu-se para o Instituto de Física da UFRGS, pelo qual se aposentou em 2005.

Depois disso, foi professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), onde coordenou o Núcleo de Educação a Distância de janeiro de 2006 a janeiro de 2008. No início de 2010, tornou-se pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), cargo que ocupou até março de 2011, quando passou a ser professor visitante sênior da mesma instituição até março de 2015.

Durante o mestrado, elaborou um curso básico de termodinâmica de acordo com a teoria da aprendizagem de Ausubel e trabalhou com testes de associação de conceitos para a elaboração de mapeamento cognitivo. No doutorado, trabalhou com implantação iônica de nitrogênio em aços para o melhoramento de suas propriedades mecânicas e tribológicas. No estágio de pós-doutorado realizou pesquisas com multicamadas magnéticas de níquel e prata.

Carlos Alberto dos Santos instalou, na UFRN, um dos primeiros laboratórios de nitretação em plasma do Brasil. Utiliza em suas pesquisas as seguintes técnicas experimentais: espectroscopia Mössbauer, difração de raios-X, magnetometria, implantação iônica, nitretação em plasma, deposição de filmes finos e microssonda. 

O colunista é autor, coautor ou organizador de seis livros, quatro capítulos de livro, 60 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e 70 crônicas, resenhas de livros e artigos de divulgação científica em diversos jornais, revistas e páginas na internet. 

Com o livro O plágio de Einstein, foi escolhido “autor revelação do ano” na categoria ficção, no 1º Prêmio O Sul – Correios e os Livros, durante a 49ª Feira do Livro de Porto Alegre (2003), e obteve o primeiro lugar na categoria autor estrangeiro no Prêmio Literário Internacional Marengo d’Oro 2004, concedido pelo Centro Culturale Maestrale, de Sestri Levante, Gênova, Itália.

Atualmente, o colunista mantém o Blog do Professor Carlos. Mais informações podem ser obtidas em seu currículo Lattes.

Envie críticas, comentários e sugestões para [email protected]