Conheça o colunista

O biólogo Jerry Carvalho Borges é desde janeiro de 2006 o titular da coluna Por dentro das células, que atualmente é publicada na primeira sexta-feira do mês. Seus textos apresentam aos leitores novidades da biologia celular e molecular e da bioquímica, suas especialidades. 

Jerry Borges nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e é pai de Rafael e Ana Clara. Formou-se em biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fez mestrado em ecologia, conservação e manejo da vida silvestre pela mesma universidade. Seu doutorado, na área de biologia celular e tecidual, foi feito pela Universidade de São Paulo (USP).

Em seu mestrado, Jerry dedicou-se ao estudo das interações entre plantas e insetos e foi, na época, agraciado pelo CNPq com o Prêmio Pesquisador Júnior. No doutorado, estudou aspectos da biologia do câncer e, em seguida, pesquisou linfoma e leucemia – dois tipos de câncer relacionados com o tecido sangüíneo.

Após passagens pela Universidade do Texas em San Antonio (EUA), em estágio de pós-doutorado, o colunista deu aulas na Universidade do Estado de Minas Gerais. Depois, tornou-se professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), onde permaneceu por alguns meses. Desde novembro de 2009, é professor da Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais).

O colunista é um entusiasta da divulgação e já publicou alguns artigos para o público leigo, inclusive na própria revista Ciência Hoje.

Envie críticas, comentários e sugestões para [email protected]