Conheça o colunista

Sergio PenaO geneticista Sergio Pena é desde fevereiro de 2006 o titular da coluna Deriva genética, publicada na segunda sexta-feira do mês. Seus textos abordam as novidades de seu campo de estudos e a forma como elas afetam questões da ordem do dia.

Nascido em Belo Horizonte em 1947, Sergio Danilo Junho Pena graduou-se em Medicina pela UFMG em 1970. Após especializar-se em pediatria, doutorou-se em genética humana pela Universidade de Manitoba (Canadá) em 1977 e fez pós-doutorado no Instituto Nacional para Pesquisa Médica, em Londres (Inglaterra). Após alguns anos como professor da Universidade McGill, em Montreal (Canadá), retornou ao Brasil, onde se vinculou ao Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, do qual é professor titular desde 1985.

A diversidade genômica humana e a formação e estrutura da população brasileira são dois dos principais interesses de pesquisa de Sergio Pena. Recentemente, sua equipe fez uma análise surpreendente das origens genéticas do povo brasileiro, publicada em primeira mão pela revista Ciência Hoje. Entre outros temas de interesse de seu grupo de pesquisa, estão ainda a instabilidade genômica humana, a variabilidade de microssatélites, a estrutura populacional do Trypanosoma cruzi e o genoma do Schistosoma mansoni.

Sergio Pena é o autor ou coautor de três livros, 49 capítulos de livro, uma patente e 203 artigos científicos, a maioria em periódicos internacionais. Segundo o Science Citation Index, seus artigos já foram citados mais de 4000 vezes. Orientou 24 teses de doutorado e 22 de mestrado. Já recebeu diversos prêmios e distinções, entre os quais a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República e a Grande Medalha da Inconfidência, concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

O geneticista tem também intensa atividade institucional: é membro da Academia Brasileira de Ciências,  da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS), da Academia Mineira de Medicina e da Academia Mineira de Pediatria. Já presidiu a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, o Programa Latino-Americano do Genoma Humano e o Comitê Sul-Americano do Projeto de Diversidade Genômica Humana, além de ter participado de vários outros conselhos e comissões ligados a seus interesses de pesquisa. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Sergio Pena é ainda o fundador e diretor-presidente do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais (Gene), instituição pioneira na América Latina em serviços de diagnóstico pelo estudo do DNA, especialmente de determinação de paternidade. O colunista também criou e dirige a Fundação Danilo Pena, que dá bolsas de estudos para alunos carentes de grande potencial intelectual.

Envie críticas, comentários e sugestões para [email protected]