Conheça o colunista

Alexander KelnnerO paleontólogo Alexander Kellner é desde dezembro de 2004 o titular da coluna Caçadores de fósseis, publicada inicialmente na primeira sexta-feira do mês e, a partir de julho de 2011, na segunda sexta-feira do mês. Seus textos apresentam aos leitores novidades da pesquisa sobre as formas de vida que habitaram nosso planeta no passado.

Alexander W. A. Kellner nasceu em 1961 no principado de Liechtenstein e naturalizou-se brasileiro. Concluiu a graduação e o mestrado em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em 1996, o doutorado pela Universidade de Colúmbia (em Nova York, EUA), em programa conjunto com o American Museum of Natural History (AMNH). Kellner ingressou no Museu Nacional em 1997, onde tem-se dedicado à pesquisa de vertebrados fósseis, particularmente os encontrados em depósitos cretáceos.

Entre suas descobertas principais está o dinossauro carnívoro Santanaraptor, com o tecido mole mais bem preservado de que se tem notícia, incluindo fibras musculares e parte do sistema capilar fossilizado, além do réptil voador Thalassodromeus sethi, que permitiu o estabelecimento de novas hipóteses a respeito de aspectos fisiológicos dos pterossauros.

Kellner participou da descoberta e descrição de 30 novas espécies de vertebrados fósseis e publicou mais de 120 estudos inéditos em periódicos nacionais e internacionais. Ao todo, conta com mais de 460 publicações, entre artigos de periódicos, capítulos de livros, resumos e artigos de divulgação científica. O colunista é autor de seis livros, entre os quais duas obras de divulgação científica: Os senhores do céu do Brasil e Na terra dos titãs.

Kellner organizou e participou de diversas expedições em distintas partes do mundo como o deserto do Atacama no Chile, Montana, nos Estados Unidos, Patagônia, na Argentina, Liaoning, na China e a região de Kerman, no Irã. Também realizou atividades voltadas para a divulgação científica, como a exposição No tempo dos dinossauros, que alcançou recorde de público no Museu Nacional. Nos últimos cinco anos, a imprensa escrita publicou mais de 150 artigos sobre seus trabalhos, que também contribuíram muito para a divulgação do conhecimento paleontológico entre o público leigo.

O pesquisador é membro honorário da New York Paleontological Society e da Sociedad Paleontologica de Chile (Santiago), pesquisador associado da divisão de paleontologia do American Museum of Natural History (Nova York) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente, Kellner é professor do programa de pós-graduação em zoologia do Museu Nacional, orienta diversos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Envie críticas, comentários e sugestões para [email protected]