Com dúvidas em bioquímica?

Uma das 21 animações presentes no site mostra o processo de divisão da célula para formar os gametas sexuais (meiose). A imagem representa a etapa anáfase I , na qual as fibras do fuso acromático (linhas amarelas) são encurtadas, separando a dupla de cromossomos para pólos opostos da célula (imagens: reprodução / www.johnkyrk.com).

Em julho, em plenas férias escolares e universitárias, entrou no ar a tradução para o português de um site com animações em Flash que ilustram diversas reações que ocorrem no interior da célula, como a respiração e a duplicação do DNA. É possível ver, por exemplo, a dupla-hélice da molécula de DNA se abrindo para a replicação ou o pareamento dos cromossomos durante a divisão celular. As animações permitem visualizar conceitos complexos e podem ajudar estudantes a fixar parte do conteúdo ensinado nas aulas de biologia do ensino médio.

O site Animações em Biologia Celular foi criado pelo biólogo John Kyrk, mestre em ciências biológicas pela Universidade de Harvard. Ele existe na versão em inglês desde 1995 e já teve quase um milhão e meio de acessos (contabilizados apenas desde 2002).

O biologista celular Luis Fernando Marques-Santos, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), adorou a idéia. “As animações em biologia celular e molecular são ótimas para ensinar aos alunos”, conta. “Como temos uma carência de material em português e muitos alunos têm dificuldade de estudar em inglês, entrei em contato com Kyrk e perguntei se ele teria interesse em traduzi-lo para nossa língua”.

Com a ajuda da estudante de medicina Larissa Cunha Rodrigues, Marques-Santos traduziu o site e ainda atualizou alguns conceitos – como, por exemplo, a denominação de algumas proteínas. Após três meses de trabalho, a versão em português estava pronta e estreou como uma nova seção do site de Kyrk.

Outra animação do site representa a síntese dos diversos tipos de RNA (linhas amarelas), a partir de porções desenroladas do DNA cromossômico (em roxo). Depois de transcritos, os RNAs saem do núcleo pelos póros nucleares (estrutura em laranja), para exercerem o seu papel biológico: a síntese de proteínas.

Marques-Santos explica que certos conteúdos do site, como a parte sobre mitose e meiose das células, podem ajudar alunos do ensino médio, embora outros, um tanto mais complexos, se destinem principalmente a alunos universitários (como o ciclo de Krebs e reações químicas).

As animações de Kyrk estão disponíveis ainda em um CD-ROM com conteúdo em inglês, francês e português, que pode ser usado por professores em sala de aula. O produto pode ser encomendado no próprio site, por salgados 129 dólares (é preciso pagar mais 5 dólares pela remessa para o Brasil).

Não satisfeito, Marques-Santos pretende conseguir fundos para montar um laboratório de materiais de apoio ao ensino (com alunos de informática, medicina, biologia e farmácia) e criar um próprio site made in Brazil . “É importante termos um produto nacional”, afirma. “Quero fazer algo mais interativo, criar jogos onde o aluno possa intervir e voltado para os universitários, com conceitos de biologia celular e molecular mais aprofundados”.

Marina Verjovsky