Conhecimento e diversão

 

Os fãs das ciências exatas podem comemorar: acabam de sair do forno duas publicações do Instituto Ciência Hoje dedicadas ao assunto. O segundo volume da coleção Memória Hoje, que reúne artigos sobre a trajetória das ciências exatas, e o livro Qual o problema?, com desafios matemáticos, serão lançados no dia 14 de julho, durante a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Com linguagem acessível e concisa, os 53 artigos que integram o livro Fatos que mudaram nossa forma de ver o universo, da coleção Memória Hoje, registram episódios marcantes da física, química, engenharia e comunicações. Da construção dos primeiros relógios mecânicos, passando pela descoberta da eletricidade, até o início da era espacial e o surgimento da internet, o leitor aprenderá sobre o desenvolvimento científico nessas áreas ao longo de mais de um século.

Publicados originalmente na seção Memória da revista Ciência Hoje desde 1997, os artigos foram escritos por cientistas e jornalistas e ganharam uma nova dimensão ao serem reunidos seguindo uma linha histórica. “O livro ajuda o leitor a compreender que as descobertas científicas não são fruto da atividade isolada de alguns homens, mas do trabalho sistemático de uma comunidade”, declara Augusto Videira, um dos organizadores da coleção, que terá o seu terceiro volume, dedicado às ciências humanas, lançado em 2010. O primeiro volume, com textos relacionados às ciências biológicas e ambientais, foi lançado em julho do ano passado.

Desafios matemáticos
E para quem é fã da seção Qual o problema?, da revista Ciência Hoje, o físico Marco Moriconi reuniu 40 enigmas matemáticos no livro que leva o nome da sua coluna. São 35 desafios publicados na revista desde agosto de 2005 e mais cinco inéditos. Os problemas exploram de maneira lúdica os conhecimentos matemáticos em diferentes níveis de dificuldade.

Segundo o autor, a ideia é mostrar que um belo argumento matemático pode ser apreciado do mesmo modo como apreciamos um filme ou um livro, além, é claro, de divertir o leitor. Para a editora executiva da revista, a jornalista Alicia Ivanissevich, o livro é um desafio instigante para todas as idades. “Mais do que uma obra didática que busca transmitir princípios ou preceitos, este livro carrega o desejo de despertar a admiração de estudantes e não iniciados para a beleza da matemática”, declara.

Os livros, editados com o apoio da Faperj, serão lançados amanhã, dia 14 de julho, às 18 horas, no estande do Instituto Ciência Hoje durante a Reunião Anual da SBPC, em Manaus. Você também pode comprar o seu em nossa página na internet, pelo telefone 0800-727-8999 ou pelo endereço eletrônico [email protected] .

Memória Hoje – Volume 2. Ciências Exatas: Fatos que mudaram nossa forma de ver o universo
Alicia Ivanissevich e
Antonio Augusto Passos Videira (Orgs.)
Rio de Janeiro, 2009, Instituto Ciência Hoje
296 páginas – R$ 25,00

Qual o Problema?
Marco Moriconi
Rio de Janeiro, 2009, Instituto Ciência Hoje
112 páginas – R$ 20,00

Barbara Marcolini
Ciência Hoje On-line
13/07/2009