Decifrando estruturas

O Brasil abriga dois centros de pesquisa com estrutura e equipamentos que se igualam aos de poucos laboratórios no mundo: o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear e o Centro de Bioimagens, localizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Estúdio CH desta semana recebe o criador desses centros, o pesquisador Jerson Lima da Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.

Silva, que também é diretor da Academia Brasileira de Ciências e diretor científico da Faperj, fala sobre o tipo de estudo realizado nesses laboratórios, que permitem a observação detalhada da estrutura de proteínas, células e tecidos e o acompanhamento de processos biológicos. Esses centros, abertos a pesquisadores do Brasil e do exterior, reforçaram a atuação da América Latina na área de biologia estrutural.

O Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear possibilita o estudo da estrutura tridimensional de proteínas e outras macromoléculas. Já no Centro de Bioimagens é possível observar células vivas em tempo real e acompanhar, por exemplo, a ação de um vírus dentro de um organismo com uma técnica menos invasiva, que não requer a morte do animal.

O pesquisador também apresenta seus estudos com príons (proteína envolvida na chamada doença da vaca louca) e um vídeo de divulgação científica sobre o vírus influenza que será lançado em breve.

Ouça na íntegra a entrevista com Jerson Lima da Silva.