Descoberto novo peixe no litoral paulista

 

O Opsanus brasiliensis já era conhecido pelos pescadores da região de Santos, que o chamavam de mamangaba; os pesquisadores batizaram-no de peixe-sapo (fotos: LAPEBio/Unisanta).

Uma nova espécie de peixe – o Opsanus brasiliensis – acaba de ser descoberta na região estuarina de Santos, por pesquisadores do Laboratório de Pesquisas Biológicas da Universidade Santa Cecília (LAPEBio/Unisanta). A descoberta foi feita durante um estudo que buscava catalogar as espécies da fauna marinha local, em cooperação com pescadores da região. Nessa iniciativa, os estudiosos recolheram diversos peixes, entre os quais havia exemplares pertencentes à espécie desconhecida. 
 
Ignorada pela ciência, a nova espécie já era familiar aos pescadores, que julgavam se tratar de um peixe peçonhento. Por isso, os espécimes que eventualmente eram capturados eram sistematicamente devolvidos ao mar. 
 
No laboratório, após catalogar cada um dos animais recolhidos, os pesquisadores observaram que não havia registro que descrevesse o peixe em nenhum catálogo brasileiro. Após pesquisarem as chaves taxonômicas de todo o mundo e conversarem com especialistas do país e do exterior, os pesquisadores constataram que se tratava de uma nova espécie, passando à fase de descrição do novo peixe. 
 

A nova espécie mede cerca de 20 cm e tem hábitos noturnos.

O espécie faz parte do gênero Opsanus , um dos 19 da ordem dos Batrachoidiformes. “A hipótese mais provável é que um dos animais desse gênero tenha vindo para o Brasil em meio à água de lastro de algum navio da América Central”, relata Matheus Marcos Rotundo, responsável pelo LAPEBio. “Esse é o local mais próximo do litoral brasileiro onde esse gênero poderia ser encontrado.“ O peixe adaptou-se ao novo ambiente até configurar uma nova espécie, sofrendo modificações na estrutura óssea, no número de vértebras e de espinhos, na quantidade de raios das nadadeiras e na coloração. 
 
Os cientistas já publicaram a descrição do novo peixe em artigo publicado na Revista Ceciliana . Nas próximas edições de catálogos internacionais de ictiologia (estudo dos peixes), o Opsanus brasiliensis deverá constar entre as demais espécies. O grupo pretende pesquisar a distribuição geográfica da espécie em todo o litoral de São Paulo e Brasil. 
 
Os interessados em conhecer o Opsanus brasiliensis podem encontrar alguns exemplares no Acervo Zoológico da Unisanta e no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. 
 
 

Rosa Maria Mattos 

Ciência Hoje On-line 
05/04/2006