Desmatamento da mata atlântica dimimui

Dados preliminares do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica mostram que a taxa de desmatamento desse bioma entre 2000 e 2005 diminuiu 71% em relação aos cinco anos anteriores. Dos oito estados analisados até agora (que representam 60% da área de mata atlântica no Brasil), os únicos que tiveram aumento no ritmo de desflorestamento foram Santa Catarina (8%) e Goiás (18%). Essa taxa caiu na maioria dos estados, entre eles Espírito Santo (-96%), Rio de Janeiro (-90%) e Paraná (-88%).

Os mapas mostram a evolução do desmatamento da mata atlântica em oito estados entre 2000 e 2005. Espírito Santo (96% de diminuição), Rio de Janeiro (90%) e Paraná (88%) são alguns dos destaques.

Segundo Márcia Hirota, coordenadora do Atlas pela Fundação SOS Mata Atlântica, a queda no ritmo de desmatamento deve-se, entre outros fatores, ao esgotamento das áreas disponíveis desse bioma, que já teve 92,8% de sua cobertura original desflorestada. O relatório completo, os novos mapas com a indicação dos remanescentes florestais e imagens de satélite de cada município serão disponibilizados na internet no final deste ano, nos portais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Fundação SOS Mata Atlântica , responsáveis pela edição do Atlas

Rosa Maria Mattos
Ciência Hoje On-line
16/06/2006